Lufthansa e Austrian Airlines online em voos de pequeno e médio curso

Enviar emails duma altitude de 10 000 metros, fazer compras online enquanto sobrevoa os Alpes, ver vídeos nas nuvens, e tudo isto com qualidade de banda larga, será possível, em breve, para os passageiros da Lufthansa e da Austrian Airlines nas viagens curtas, como já o podem fazer, há bastante tempo, nos voos de longo curso.

No verão passado, a Lufthansa recebeu o Certificado de Tipo Suplementar para a frota A320 da Airbus da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e concluiu com êxito todo o trabalho preparatório necessário. Agora o passo seguinte são os testes nas rotas da Lufthansa e Austrian que irão começar, inicialmente em cinco aviões de cada companhia aérea. Os passageiros que voarem nesses aviões poderão usar gratuitamente a Internet durante esta fase de testes. A análise do comportamento dos utilizadores irá dar os dados necessários para continuar a melhorar o serviço antes de este ser lançado no mercado.

No primeiro trimestre de 2017, o número de aviões da Lufthansa equipados com acesso à Internet irá subir para 20. Aos poucos e até meados de 2018, toda a frota de A320 da Lufthansa será equipada com a tecnologia mais avançada. Os trabalhos dos 31 aviões da Austrian Airlines estarão terminados, em princípio, em abril de 2017. Além da Lufthansa e da Austrian Airlines, a Eurowings também irá oferecer Internet a bordo dos seus aviões – o lançamento prevê-se para o final do primeiro trimestre de 2017. Um total de 69 aviões da Eurowings estará equipado com toda a tecnologia até ao verão de 2017.

Os passageiros da Lufthansa podem aceder ao Wifi de bordo com os seus próprios aparelhos móveis. Além dos serviços de email, serão também possíveis outras aplicações como o streaming de vídeos. O lançamento no mercado do novo serviço está previsto durante o primeiro trimestre do ano em curso. Os clientes terão à sua escolha três pacotes de utilização: FlyNet Message por € 3, FlyNet Surf por € 7 e FlyNet Stream por € 12 por voo. O FlyNet Message permite somente o uso de serviços de mensagens, como por exemplo o email, WhatsApp ou iMessage. FlyNet Surf permite também surfar na Internet. Com o pacote FlyNet Stream, é também possível o streaming. Os pacotes podem ser pagos com cartão de crédito ou outros serviços de pagamento como o Paypal.

O serviço de Internet da Lufthansa Airlines e do seu parceiro de tecnologia Inmarsat usa a tecnologia mais recente de satélite por banda larga (Ka-band) e permite cobertura fiável e sem barreiras em voos de pequeno e médio curso através da rede Global Xpress (GX) da Inmarsat. O parceiro da Inmarsat, Deutsche Telekom, será o Fornecedor de Serviços da Internet para os passageiros da Lufthansa.

A Lufthansa Technik é a responsável pela instalação de todos os sistemas e componentes, assim como toda a parte burocrática junto do reguladores da aviação e de outras autoridades para a obtenção das autorizações legais. Estão a equipar toda a família de aviões A320 da Airbus das companhias aéreas do Grupo Lufthansa com a tecnologia de satélite mais recente Ka-band. Em princípio, na primavera, 100 aviões estarão equipados com os sistemas. Os aviões podem ser equipados com as antenas e os routers necessários em series de dez linhas de produção, trabalhando simultaneamente nas instalações da Lufthansa Technik. Tendo em conta que são necessários somente ajustes minimalmente invasivos à estrutura dos aviões, é possível fazer-se o trabalho rapidamente mesmo em frotas grandes – em média, os aviões só têm de estar parados durante quatro dias.

A Lufthansa Systems irá fornecer toda a infraestrutura técnica necessária para a ligação à Internet a bordo. Tal inclui as operações de rede nos aviões – o pré-requisito técnico para o Wifi a bordo – assim como a instalação do software necessário para a operação do portal FlyNet, através do qual o cliente tem acesso à net.

No âmbito da sua parceria global, a Lufthansa Systems e a Lufthansa Technik estão além disso a criar uma plataforma digital moderna e multifuncional (BoardConnect) que permite o uso digital desde o entretenimento às vendas complementares. Tanto as companhias aéreas do Grupo Lufthansa como clientes externos irão beneficiar desta forte cooperação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui