Meetings in Portugal é a nova plataforma do Turismo de Portugal que, em rede com a oferta dos Convention Bureaux, agrega toda a informação relevante sobre eventos no território nacional, quer sejam dados sobre o destino, um diretório de prestadores de serviços ou a possibilidade de pedir, diretamente, propostas e orçamentos para projetos específicos.
Trata-se de uma ferramenta online, que inclui uma listagem dos hotéis, venues, DMC, PCO, event planners, catering, e outros fornecedores associados ao segmento M&I, essenciais para a realização de eventos sociais, académicos, científico-culturais, comerciais, empresariais, turísticos ou promocionais. Associada a este diretório de networking no segmento M&I, é igualmente disponibilizada informação quanto aos eventos mais relevantes previstos para Portugal.
Para a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, esta plataforma “constitui um salto importante na promoção de Portugal enquanto destino de congressos, porque permite agregar toda a oferta existente em todo o território. É, do ponto de vista de quem organiza, uma ferramenta muito útil e para nós, enquanto destino, só nos pode beneficiar e posicionar como destino de turismo de negócios, um segmento tão importante. Principalmente se tivermos em conta que muitos destes eventos se realizam fora dos meses de verão e que, com a oferta toda alojada na mesma plataforma, podem mesmo estender-se mais a todo o território, uma vez que há bastante oferta”.
Já para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “a criação desta plataforma possibilita uma maior presença do Turismo de Portugal em fóruns internacionais, o que contribui para o reforço da notoriedade de Portugal enquanto destino M&I, um dos objetivos da estratégia turística nacional que preconiza, em 2027, um Portugal líder do turismo do futuro. De referir que no relatório da Associação Internacional de Congressos e Incentivos, relativo a 2016, Portugal subiu dois lugares no ranking mundial dos países que mais recebe e organiza congressos e convenções, o que classifica o nosso país no 10.º lugar desta lista”.
A estratégia do Turismo de Portugal passa, a médio prazo, por investir num conjunto de ações direcionadas para a captação, realização, apoio e acompanhamento especializado de congressos e eventos internacionais. Além da criação desta plataforma, foi constituída no Turismo de Portugal uma equipa especializada, dinamizando o Fundo de Captação de Eventos e Congressos, tudo isto a par da concretização de ações promocionais específicas para este importante target.