Sendo hoje o Dia Internacional do Artista, a MSC Cruzeiros está a dar aos artistas e designers de todo o mundo a possibilidade de transformar o casco do MSC Euribia numa tela flutuante gigante para expressar a importância do respeito pelo meio ambiente . O navio, que é o navio mais avançado do ponto de vista ambiental da frota da MSC Cruzeiros até à data, tem o nome da antiga deusa Eurybia, que aproveitava os ventos, o clima e as constelações para dominar os mares e a visão do navio é de domínio da implantação de tecnologias sustentáveis de última geração para proteger e preservar o precioso ecossistema marinho. O Dia Internacional do Artista é uma oportunidade para celebrar a forma única como os artistas veem o mundo e a sua contribuição para o enriquecimento cultural.
A MSC Cruzeiros está a apelar a artistas de todo o mundo para criar uma obra de arte única inspirada no mar e no seu importante ecossistema marinho, que será apresentada como um design permanente em todo o casco do navio, enquanto este navega pelos oceanos do mundo. O concurso de design começa hoje, é o primeiro da MSC Cruzeiros, e destaca o compromisso contínuo da companhia para com o meio ambiente e o seu compromisso em alcançar zero emissões em gases com efeito de estufa líquido (GEE) até 2050.
“Somos uma companhia familiar com mais de 300 anos de tradição marítima, tudo o que fazemos e sempre fizemos foi transporte marítimo. O mar é o nosso sustento e a nossa paixão. Por este e por outros motivos, desde os nossos primórdios que nos concentramos em cuidar dele para as gerações futuras. Actualmente, isto significa que na MSC Cruzeiros, não estamos apenas a equipar os nossos navios com as tecnologias e soluções ambientais mais recentes e avançadas. Financiamos, também, pesquisas e investimos directamente no apoio ao desenvolvimento acelerado de soluções de última geração e abraçamos tecnologias inovadoras para minimizar o nosso impacto e proteger e preservar os nossos preciosos ecossistemas marinhos”, afirmou Pierfrancesco Vago, executive chairman da Divisão de Cruzeiros do MSC Group.
As inscrições serão avaliadas por um painel de júris internacional, incluindo o artista de areia Jben, reconhecido pelos seus frescos de areia efémeros em larga escala que são levados pela maré, o arquitecto Martin Francis e Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da Divisão de Cruzeiros do MSC Group. Jben tem viajado pelo mundo a esculpir Arte de Praia nos Estados Unidos, em França, Marrocos, na Holanda e em Portugal, sensibilizando para as questões ambientais relacionadas com o mar, incentivando à protecção e preservação marinha.
“O projecto vencedor será mais um sinal do nosso compromisso contínuo com a protecção dos oceanos e na obtenção de operações com zero emissões, uma meta ambiciosa que definimos para atingir até 2050, ou antes. E, através deste concurso, a MSC Euribia, enquanto navega pelo mundo, exibirá com orgulho esta importante mensagem do nosso compromisso no seu casco, para que todos a possam ver”, acrescentou Pierfrancesco Vago.
Apenas um vencedor terá a sorte de ver as suas obras de arte serem exibidas no casco do navio, como uma galeria de vela ao ar livre para o mundo visualizar. Outros cinco finalistas, também, terão os seus projectos expostos numa exposição a bordo do MSC Euribia, onde os hóspedes verão a sua arte e a sua importante mensagem para os próximos anos.
A MSC Cruzeiros partilhou também hoje um vídeo do artista Jben a convidar outros artistas a juntarem-se a ele. A 19 de Outubro, criou um imenso afresco de 45 metros por 45 metros na praia francesa de Côte Sauvage, apelando aos designers ‘MSC Wants You’, convidando-os a participarem na competição.
O MSC Euribia entrará ao serviço em 2023 e tornar-se-á no segundo navio movido a LNG da frota da MSC Cruzeiros, marcando mais um passo importante na redução substancial de emissões de gases com efeito estufa. O LNG desempenha um papel fundamental no percurso em direção à mitigação das alterações climáticas e os motores do MSC Euribia têm o potencial para reduzir as emissões de gases com efeito estufa em até 21% comparativamente com os combustíveis padrão, ao mesmo tempo que eliminam virtualmente outras emissões atmosféricas.
À medida que os combustíveis biológicos e sintéticos se tornam disponíveis, as emissões do MSC Euribia serão ainda mais reduzidas. O LNG também é fundamental para o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis e soluções de células de combustível para o transporte marítimo, uma vez que, estas tecnologias emergentes não podem ser operadas com combustíveis tradicionais. A MSC Cruzeiros está activamente envolvida em vários projetos para desenvolver e viabilizar estas tecnologias em parceria com reguladores, mundo académico, estaleiros e indústria. Isto inclui um projecto para estudo do uso do combustível de hidrogénio em navios de cruzeiro em parceria com a Fincantieri e a SNAM, assim como, um projecto piloto para o desenvolvimento de combustível com tecnologia de célula de óxido sólido para navios de cruzeiro.
O MSC Euribia, utilizará também um sistema avançado de tratamento de águas residuais de última geração bem como, um sistema de gestão de ruído irradiado subaquático para minimizar os efeitos das vibrações na vida marinha. Inúmeros recursos de eficiência energética ajudam a reduzir e a potenciar a utilização do motor.
A MSC Cruzeiros está comprometida em abastecer pelo menos três navios a LNG, o que representa um investimento total superior a 3 mil milhões de euros.
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