Primeiro trimestre de 2017 foi o mais forte dos últimos 10 anos

A primeira edição do AHP Hotel Snapshot, uma análise completa mas sucinta da performance da hotelaria portuguesa, revela que, no primeiro trimestre de 2017, o RevPAR aumentou 13% face ao período homólogo e 22% face ao primeiro trimestre de 2007.

Neste primeiro trimestre, Portugal registou um total de 8,8 milhões de dormidas em empreendimentos turísticos, das quais 86% ocorreram em hotéis, hotéis-apartamento e pousadas.

Outro dado a salientar prende-se com o número de hóspedes: 3,4 milhões em todos os empreendimentos turísticos entre janeiro e março, mais 6,4% do que em igual período do ano passado e 48% quando comparado a 10 anos (face ao primeiro trimestre de 2007). Destes, o mercado com maior crescimento foi o brasileiro, com mais 68% face ao ano anterior, seguido do mercado polaco com mais 40% e do mercado norte-americano com mais 34% face a igual período de 2016. No entanto, em termos de quota, o Brasil detém 9%, os EUA 4% e a Polónia 2%. Os mercados tradicionais continuam a liderar com o Reino Unido, Alemanha, Espanha e França a representarem conjuntamente 49% do total dos mercados externos.

O AHP Hotel Snapshot refere ainda um aumento de 18% no número de empregados no setor de Alojamento, perfazendo um total de 62 milhares de pessoas, número que deverá aumentar com 41 novos hotéis previstos até ao final de 2017, aos quais se somam 11 que já abriram.

Na visão macroeconómica de Portugal, o AHP Hotel Snapshot aponta o desempenho das exportações do setor do turismo, que cresceram 17% relativamente ao primeiro trimestre de 2016, como a alavanca das exportações nacionais, facto que contribuiu para o crescimento de 2,8% do PIB neste primeiro trimestre do ano.

Cristina Siza Vieira, presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal, comenta: “O AHP Hotel Snapshot  que agora lançámos é um raio-x da performance da hotelaria, que resulta da análise do AHP Hotel Monitor, ferramenta estatística que acompanha mensalmente o desempenho de mais de 600 hotéis nacionais. Com este retrato temos como objetivo divulgar trimestralmente a evolução dos principais indicadores de desempenho, conjugando uma visão micro da operação hoteleira com uma visão macro do setor e da economia. Daqui resultará um conhecimento mais metódico e alargado da Hotelaria e do Turismo, setor que mais contribui para o crescimento da economia nacional.”

De acordo com o AHP HOTEL SNAPSHOT, o retrato da performance da hotelaria nacional produzida pela AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, os hotéis portugueses tiveram, neste primeiro trimestre de 2017, a performance mais forte dos últimos 10 anos, performance essa que não foi influenciada pelos resultados da Páscoa, que este ano ocorreu no mês de abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui