A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, esteve esta segunda-feira, 11 de setembro, em Pequim, China, onde assistiu à sessão de lançamento da campanha de promoção de Portugal com a Seleção Portuguesa de Futebol, numa cerimónia que decorreu na embaixada de Portugal.
Esta promoção resulta de uma parceria entre o Turismo de Portugal e a Seleção Portuguesa de Futebol que pretende promover Portugal enquanto destino turístico naquele que é o principal mercado mundial emissor de turistas.
Sob o lema #cantskipPortugal, esta campanha digital e offline conta com a colaboração de nove operadores turísticos chineses. Na cerimónia marcaram ainda presença vários jornalistas e representantes de cinco companhias aéreas: Beijing Capital Airlines, Emirates, Lufthansa, British Airways e Turkish Airlines.
Para Ana Mendes Godinho, “a notoriedade que a seleção nacional de futebol tem em todo o mundo, principalmente depois da conquista do Campeonato da Europa de 2016, será um fator importante de notoriedade do destino num mercado como o chinês, onde há pouco conhecimento de Portugal”.
A Secretária de Estado do Turismo que espera, com esta campanha aumentar o número de turistas chineses em Portugal sublinha: “Temos como objetivo para 2017, e aproveitando o facto de já haver um voo direto entre Lisboa e Pequim, aumentar em 100 mil, o número de hóspedes face a 2016. É muito importante o crescimento da permanência do turista chinês em Portugal. A grande fatia dos turistas chineses entra em Portugal via Espanha, permanecendo no nosso país, em média, pouco mais de uma noite. Com o voo direto para Lisboa e com campanhas específicas como esta esperamos ter resultados já no final de 2017.”
Recorde-se que em 2016 Portugal recebeu cerca de 183 mil hóspedes chineses, num total de 307 mil dormidas. De janeiro a maio de 2017 o crescimento de hóspedes foi de 37% e de dormidas de 38,8%, respetivamente cerca de 100 mil hóspedes e de 158 mil dormidas.
A Secretária de Estado do Turismo seguiu viagem para Chengdu, no sudoeste da China, onde marcará presença na Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, que decorre até 16 de setembro.