SNPVAC acusa SATA de “má gestão”

O SNPVAC – Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil vem esclarecer, em comunicado, que o cancelamento feito pela SATA aos voos desta terça-feira, 22 de agosto, LIS/HOR e HOR/LIS, se deveu a um erro de planeamento executado pelas estruturas operacionais da Empresa.

Segundo o Sindicato “foi reiterada e grosseiramente incumprida a decisão do Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social, relativamente ao Processo n.º 13/2017-SM, pois a SATA não acautelou, como devia, este voo como Serviço Mínimo com a antecedência prevista na Douta Decisão do Tribunal”, acrescentando que o mesmo informou a “Empresa deste erro de planeamento no passado domingo, dia 20 de agosto, advertindo para as consequências que daí poderiam advir, e nada tendo sido feito, o desfecho foi o cancelamento do voo de ontem”.

O SNPVAC diz repudiar o facto de a Empresa ter omitido este facto da opinião pública e culpabilizado unicamente a greve às assistências que está em curso: “Para além do erro de planeamento e do incumprimento da deliberação do Tribunal Arbitral, a decisão da Administração em ter atribuído férias em junho, julho e agosto, aos Tripulantes de Cabine contratados para os 4 meses de verão, também contribuiu para este cancelamento, bem como para outros nos dois meses anteriores. Esta decisão em atribuir férias nos meses em que são necessários mais Tripulantes no ativo é uma decisão única e sem precedentes no sector da aviação mundial.”

O mesmo Sindicato reforça ainda o facto de “existirem demasiados erros de gestão”, que na sua opinião “condicionam a operação da SATA”, assegurando que nos próximos dias serão emitidos novos comunicados com “todos esses erros de gestão”.

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