Torel Palace Porto Hotel reconhecido com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

photo by Luís Ferraz

O Torel Palace Porto arrecadou ontem o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria “Melhor Intervenção de Uso Turístico”, numa cerimónia que teve lugar no Parque dos Poetas, em Oeiras, com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal.

O hotel de 5 estrelas, que integra o portfólio do grupo Torel Boutiques, situa-se no coração da cidade do Porto, e fez renascer o Palacete Campos Navarro, uma edificação notável do estilo Romântico, datada de 1861. O conceito é inspirador e a literatura é o ponto de partida para os 24 quartos – um tributo a escritores e poetas portugueses.

“É sempre motivo de uma genuína satisfação receber um prémio como este, após um trabalho tão delicado e rigoroso que um projecto de reabilitação urbana implica. O enorme respeito pela pré-existência, por todas as ideias envolvidas e por todos os intervenientes no projecto, materializou-se neste prémio, que agora volta a desmaterializar-se em motivação para toda a nossa equipa”, refere Miguel Nogueira, CEO da NN – Arquitectura, responsável pela reabilitação do edifício.

O Palacete Campos Navarro “é um dos mais interessantes exemplares de arquitectura civil do terceiro quartel do século XIX. Trata-se de um típico palacete burguês do Porto romântico, e um dos mais célebres à  época, mantendo ainda muitas das características do referido período” (Francisco Queiroz, O Palacete Campos Navarro: uma casa entre paredes). A clarabóia que coroa o topo do edifício de quatro pisos e os frescos nos tetos de vários quartos são os grandes destaques de uma intervenção cuidada no Torel Palace Porto.

Os interiores foram assinados por Isabel Sá Nogueira

No piso térreo do hotel encontra-se o restaurante BLIND, inspirado do famoso livro de José Saramago, “Ensaio sobre a Cegueira”, com um conceito idealizado por Vitor Matos, chef premiado com uma estrela Michelin. Torel Palace Porto integra ainda uma biblioteca, uma sala de tratamentos e uma piscina exterior, junto ao restaurante BLIND.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) é uma iniciativa coorganizada pela Vida Imobiliária e pela Promevi, e contou, nesta IX edição, com 87 projetos candidatos de 23 concelhos de norte a sul do país.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here