AHP renova compromisso de responsabilidade social e de sustentabilidade ambiental na hotelaria

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal atribuiu os Selos de Responsabilidade Social e de Sustentabilidade Ambiental 2015 na BTL – Feira Internacional de Turismo, a 34 unidades hoteleiras que estão empenhadas em políticas e práticas de responsabilidade social empresarial e que participam no projeto “1 Colchão, 1 Coração”; bem como aos hotéis que demonstraram ter implementado políticas e práticas de sustentabilidade ambiental. Das 34 novas distinções, a AHP entregou na BTL selos a 26 hotéis.

No total, a AHP já entregou 83 selos desde o lançamento do projeto, reconhecendo, assim o compromisso social e ambiental dos seus associados.

Cristina Siza Vieira, Presidente Executiva da AHP, adiantou na cerimónia: “A ideia é continuar a fomentar a adesão dos hotéis associados a este projeto. O que nos move não é a notoriedade, mas sim que os hoteleiros inscrevam nas suas práticas e políticas empresariais este compromisso de um crescimento social e ambientalmente sustentável e como se pode ver, pelos 83 selos já entregues, a resposta e o empenho têm sido evidentes”.

A responsável relembrou, ainda, o projeto “1 Colchão, 1 Coração”, que tem como objetivo a recolha de colchões, mantas, cobertores, atoalhados, almofadas, peças de mobiliário, entre outros. Estes materiais são recolhidos e entregues a instituições de solidariedade. Até ao momento, a AHP já entregou cerca de 8 mil bens às 20 entidades beneficiárias.

Os Selos de Responsabilidade Social e de Sustentabilidade Ambiental foram lançados em setembro passado e a primeira atribuição dos selos ocorreu no Congresso da AHP, realizado em outubro em Évora, com a distinção de 25 unidades hoteleiras. A cerimónia de lançamento contou com a presença do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, padrinho do projeto “1 Colchão, 1 Coração”, que na ocasião frisou que “A Responsabilidade Social é um dos aspetos onde muitas vezes as empresas falham. Não falham individualmente, falham em grupo. Uma a uma, as empresas têm a sua política de responsabilidade social mas depois as associações não têm (…). É por isso que este projeto da AHP é fundamental, pela ideia, pelo momento e pelo caráter associativo. (..) Este é um exemplo. Tenho percorrido muito e conheço grandes empresas com Responsabilidade Social e confesso que esta ideia é sensacional”.

Na BTL foi também celebrado um novo protocolo institucional entre a AHP e o GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial com o objetivo de reforçar e aprofundar o trabalho de responsabilidade corporativa junto dos seus associados. Apresentou-se ainda a Ficha Setorial Desafios e Oportunidades da Responsabilidade Social no Turismo, uma iniciativa que contou com a colaboração da AHP e várias unidades hoteleiras e coordenada pelo GRACE e pela PwC. Esta ficha identifica os principais riscos e oportunidades associados à sustentabilidade na hotelaria, com apresentação de case studies, formulando pistas e recomendações úteis para as empresas que se deparem com estes mesmos desafios e oportunidades e podendo servir para provocar e despertar a consciência para os temas debatidos.

Lista das unidades hoteleiras distinguidas com Selos:

Sustentabilidade Ambiental (Hotéis):

Eco-hotel Vila Galé Albacora, Hotel Baía, Hotel Holiday Inn Lisboa, Hotel Skyna Lisboa, Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, Rossio Hotel, Vila Galé Ampalius, Vila Galé Atlântico, Vila Galé Cascais, Vila Galé Cerro Alagoa, Vila Galé Clube de Campo, Vila Galé Coimbra, Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, Vila Galé Douro, Vila Galé Ericeira, Vila Galé Estoril, Vila Galé Évora, Vila Galé Lagos, Vila Galé Marina, Vila Galé Náutico, Vila Galé Ópera, Vila Galé Porto, Vila Galé Praia, Vila Galé Santa Cruz e Vila Galé Tavira.

Responsabilidade Social (Hotéis):

Holiday Inn Lisbon – Continental, Hotel Avenida Palace, Hotel das Salinas, Hotel Holiday Inn Lisboa, Hotel Ibis Budget Porto Gaia, Hotel Sofitel Lisbon Liberdade, Hotel Velamar, Hotel Vila Park, NEYA Lisboa Hotel e Pousada Convento de Évora.

Sobre os Selos de Responsabilidade Social e de Selos de Sustentabilidade Ambiental

Os Selos de Responsabilidade Social são entregues aos hotéis que estejam envolvidos, através da AHP, em políticas e práticas de Responsabilidade Social empresarial e os Selos de Sustentabilidade Ambiental atribuídos aos hotéis associados da AHP que comprovem ter obtido um sistema de certificação ou certificado ambiental. As candidaturas deverão ser submetidas nos termos do regulamento aprovado, através de formulário disponibilizado pela AHP para o efeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui