Transavia cresce 13% no mercado português em 2017 e aumenta oferta de...

Transavia cresce 13% no mercado português em 2017 e aumenta oferta de lugares em 11% durante 2018

0

A Transavia transportou 14,8 milhões de passageiros em 2017, num aumento de 10,5% quando comparando com o ano anterior. Já nas quatro rotas que tem para Portugal (Porto. Lisboa, Faro e Funchal) atingiu os 2,5 milhões de passageiros transportados, num incremento de 13%.

A VIAJAR esteve à conversa com o vice-presidente da transportadora aérea francesa, Hervé Kozar, durante a BTL.

 

por Sílvia Guimarães

 

– A Transavia está em Portugal há 11 anos, tendo começado com voos para o Porto. Faça um pequeno breefing de como tem sido a vossa presença no nosso país.

Posso dizer que o balanço tem sido muito bom. Começámos em 2007 com um voo de Paris-Orly para o Porto e agora já oferecemos 189 voos por semana nas várias rotas para Portugal, o que faz de nós a quarta companhia aérea em Portugal, antecedidos apenas pela TAP, easyJet e Ryanair. Estamos muito orgulhosos do que alcançámos e podemos dizer que é um mercado em constante crescimento. A nossa intenção é continuar a investir em Portugal, até porque este é o segundo mercado para a Transavia e para a Transavia France é mesmo o primeiro mercado.

– Quantos passageiros transportaram nas rotas de e para Portugal em 2017?

Transportámos 2,5 milhões de passageiros no total, num aumento de 13% face a 2016.

– E o que está perspetivado para este ano?

Este ano vamos voltar a crescer no mercado português, para oferecermos 2,9 milhões de lugares no total do ano, o que faz mais 11% de oferta que passaremos a ter de e para Portugal.

Este ano abrimos Lisboa-Roterdão em fevereiro, com cinco voos semanais, teremos ainda uma nova frequência Lisboa-Paris, passando a totalizar quatro voos diários entre ambas as capitais, e iremos ainda contar com uma nova frequência Porto-Paris, o que perfaz seis voos diários entre os dois destinos. Com este aumento de frequências diárias entre Lisboa, Porto e Paris estamos a tentar atingir o mercado business, com possibilidade de ida e regresso no mesmo dia.

– Podemos então dizer que a Transavia em Portugal é um sucesso…

Sem dúvida! E Porto-Paris, com seis voos diários, é o nosso maior sucesso. Nas rotas portuguesas (Porto, Lisboa, Faro e Funchal) temos um load factor de 92%.

Não nos podemos esquecer que a Transavia tem ainda um protocolo de code-share com a Air France-KLM, incluindo nos voos de Portugal.

– Transportam mais passageiros de ou para Portugal?

Transportamos passageiros de todos os mercados nestas rotas. Entre 75% a 80% são europeus de outras nacionalidades, sendo o restante oriundo do mercado português. No entanto, o share do mercado português está em crescimento e a nossa estratégia passa por isso mesmo.

– Estão presentes em quatro dos principais aeroportos portugueses. E os Açores estão fora da estratégia da Transavia em Portugal?

Estamos sempre há procura de novas oportunidades e os Açores é uma delas. Temos vindo a manter conversações com os aeroportos e as entidades do Turismo nacionais para vermos a potencialidade de podermos vir a voar para aquele arquipélago. Em 2018 com toda a certeza não será, mas que sabe se não será em 2019.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply