A Transavia, companhia low-cost do Grupo Air France-KLM, deu mais um passo em matéria de digitalização ao instalar um sistema de desmaterialização a bordo dos seus cockpits. A partir de agora, os pilotos podem libertar-se totalmente do papel. Esta evolução para uma preparação e gestão de voos 100 % eletrónica foi iniciada em 2015, com a instalação do sistema « Electronic Flight Bag ». Em 2018, a companhia prossegue esta transformação ao disponibilizar iPads dotados da aplicação Aviobook.
20kg de papel a menos em cada voo
Entre 2015 e 2017, a Transavia suprimiu o equivalente a 20 kg de papel graças ao sistema « Electronic Flight Bag » (EFB). Este sistema, instalado no cockpit, permite aos pilotos consultar os documentos necessários à adequada preparação de um voo, habitualmente em papel : briefing, cartas meteorológicas, informações aeroportuárias, manual do avião, manual de utilização, cartas de navegação e os demais documentos necessários a uma boa operação.
No início de 2018, o sistema EFB deu lugar a uma aplicação ainda mais eficaz desenvolvida pela start-up AvioVision, a Aviobook. Por via desta colaboração, os pilotos da Transavia libertam-se igualmente dos planos de voo em papel e passam a poder executar e finalizar os seus voos diretamente na aplicação.
Graças ao seu interface muito simples e a iPads de última geração, a tripulação pode fácil e rapidamente aceder ao conjunto das informações indispensáveis à boa operação do voo : dados relacionados com o avião, número de passageiros, dados meteorológicos, etc.
“O compromisso da Transavia é de ‘low-cost with care’ para os nossos clientes e os nossos colaboradores. Graças a este novo sistema, todos os atores operacionais da companhia ganham em flexibilidade e em custo de operação. Uma verdadeira conquista tornada possível graças a relações estreitas com as start-ups inovadoras que participam no nosso desenvolvimento”, sublinha Hervé Boury, Diretor-Geral Adjunto de Exploração da Transavia France.
Para aperfeiçoar o seu desempenho, Transavia aposta em start-ups
A Transavia tem por ambição otimizar continuamente as soluções oferecidas aos seus passageiros, mas igualmente aos seus colaboradores. Por essa razão, a companhia optou, a partir de 2013, por rodear-se de start-ups que respondem aos objetivos da companhia: a melhoria constante da experiência-cliente; a otimização da eficácia operacional; e a melhoria da sua pegada ambiental.