O Turismo de Portugal participa na ITB Berlim – Internationale Tourismus Börse, uma das mais importantes feiras do setor a nível mundial, que decorre de 8 a 12 de março na Messe Berlin Expo Centre, em Berlim.
Localizado no Hall 1.1. (Entrada Sul) – stand 21, Portugal está presente com um stand de 720 m2, o qual permite a presença de 67 empresas nesta edição. Entre os participantes estão também as sete Associações Regionais de Promoção Turística, Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira, em conjunto com 64 empresas, entre hotéis e agências de viagens nacionais, contando ainda com a participação de três startups portuguesas na área do turismo – Indie Campers, Climber Hotel e Green Stays. Estas startups participam no certame ao abrigo da linha de apoio à internacionalização de startups na área do turismo, a qual se integra no Programa Turismo 4.0, permitindo assim o contato e a imersão destas empresas na atividade do setor em ambiente internacional.
Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal reconhece a importância do mercado alemão para Portugal, razão pela qual reitera “é nossa missão continuar a afirmar o destino, trabalhando para que a captação de turistas seja mais eficaz e a experiência cada vez melhor, criando e consolidando relações de fidelização”.
Portugal continua a ter uma importante programação junto dos circuitos de distribuição turística alemã não só com a oferta de packages no Sol e Mar e no Golfe, como também com novos produtos como é o caso do Turismo Cultural, onde se encontra o recente Programa cultural “365 Algarve”, e do Turismo de Natureza, com as atividades de “Cycling & Walking”.
Em 2016, a Alemanha foi um dos principais segmentos de procura externa para Portugal e o que mais cresceu em termos de receitas geradas, como atestam os principais indicadores estatísticos: dormidas: 5,3 milhões, hóspedes: 1,2 milhões, receitas: 1,5 mil milhões euros, representando quotas de 9,8%, 11,0% e 17,6%, respetivamente.
Na sua edição anterior, a ITB 2016 contou com uma área total de 160.000 m2, tendo tido uma enorme adesão (participação de 10 mil expositores dos 5 continentes e 187 países, dos quais 77,4% estrangeiros e os restantes 22,6% da Alemanha). O número total de visitantes elevou-se a 206 mil, de entre os quais 120 mil profissionais.