Turismo dos Açores cresce em todas as frentes

Os últimos dados do Instituto Nacional da Estatística (INE) sobre o turismo nacional no primeiro semestre de 2022 traduzem um cenário muito positivo para o panorama turístico da Região Autónoma dos Açores.

De acordo com o INE, os dados relativos ao primeiro semestre de 2022 apontam para um crescimento de 510,1% no número de hóspedes do estrangeiro na Região Autónoma dos Açores, em comparação com o período homólogo de 2021.

Quanto aos principais mercados emissores de turistas estrangeiros, a Alemanha encontra-se em primeiro lugar, seguindo-se os Estados Unidos, França, Espanha, Reino Unido e Itália.

Também nas dormidas de visitantes estrangeiros se verificou um aumento significativo face ao semestre homólogo de 2021: 549%.

O crescimento no turismo da Região Autónoma dos Açores face a 2021 verificou-se também nos proveitos globais que, segundo o INE, apresentam um aumento de 201,8%.

O triplo das ligações aéreas

2022 viu o número de ligações aéreas para a Região Autónoma dos Açores triplicar em comparação com o ano de 2021.

Às rotas Frankfurt–Ponta Delgada (Lufthansa), Genebra–Ponta Delgada (SWISS) e Madrid–Ponta Delgada (IBERIA), que se mantiveram em operação no presente ano, acrescentaram-se as ligações Londres–Ponta Delgada (British Airways), Londres–Terceira (British Airways), Paris–Ponta Delgada (Transavia), Amsterdão–Ponta Delgada (Transavia), Zurique–Ponta Delgada (Edelweiss) e Nova Iorque–Ponta Delgada (United Airlines).

“Os dados do primeiro semestre de 2022 relativos ao número de hóspedes, ao número de dormidas e aos proveitos globais, além das novas rotas aéreas, são prova de que o trabalho que estamos a desenvolver coletivamente está a ser muito frutuoso. A Associação de Turismo dos Açores tem desempenhado um papel central na dinamização da oferta turística do arquipélago, através de uma estratégia assertiva pensada tanto para chegar ao consumidor final, como para atrair operadores turísticos, companhias aéreas e outros stakeholders do setor”, afirma Carlos Morais, presidente da Associação de Turismo dos Açores.

“Queremos mostrar ao mundo o que os portugueses já sabem – que nas nossas nove ilhas há uma verdadeira joia do Atlântico por descobrir. Temos uma oferta turística única e diferenciada, desde experiências de aventura e natureza ao turismo cultural e gastronómico, com o acréscimo de uma geografia incomparável. A Associação de Turismo dos Açores continua, por isso, empenhada em congregar os diversos agentes da região para promover uma oferta turística cada vez mais qualificada, diversificada, mas sempre com o aspeto ‘feito à medida’ e com a autenticidade das nossas tradições e dos nossos habitantes”, acrescenta Carlos Morais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here