Turismo em Lisboa lança programas de promoção de 6,1 M€ em conjunto com as empresas

A Associação Turismo de Lisboa (ATL) e as empresas associadas estão a investir 6,1 milhões de euros em programas de promoção, com o objetivo de promover a retoma do setor. O anúncio foi feito esta tarde pela direção da associação que indicou que o financiamento está a ser feito pelas próprias empresas e por diversas entidades públicas, através da ATL.

“Esta decisão tem como objetivo unir os esforços de todos para contribuir de forma decisiva para a retoma da trajetória de desenvolvimento do Turismo em Lisboa, após a profunda crise motivada pela pandemia”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que preside à Direção da ATL.

“Os programas contam com a especial participação das empresas associadas do Turismo de Lisboa, que os financiam em 1,8 milhões de euros. É notável o contributo e esforço que o tecido empresarial está a fazer para que a retoma do setor se inicie de forma estruturada e sólida, para o bem comum da economia e da sociedade”, refere José Luís Arnaut, presidente adjunto da ATL.

Outra fonte de financiamento, no montante de 2,5 milhões de euros, provém do Fundo de Desenvolvimento Turístico de Lisboa (taxa turística), no âmbito de um projeto para a dinamização da procura, aprovado pela CML.

Cerca de 1 milhão de euros é assegurado pela Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL). “O investimento da ERT-RL tem como um dos objetivos fomentar o crescimento de polos a potenciar ou a desenvolver na região, como o Tejo, a Costa da Caparica, a Arrábida e Mafra, bem como de produtos turísticos transversais, incluindo Surf, Sol e Mar, Golfe e Natureza”, acrescenta Vitor Costa, presidente da ERT-TL e diretor geral da ATL.

O restante investimento (810 mil euros) é assegurado pelo Turismo de Portugal, no âmbito da contratualização da Promoção Turística Externa.

Planos de promoção em curso

A maior parte do investimento previsto está a ser direcionado para planos de comercialização e vendas das empresas nos mercados externos (3 milhões de euros), incluindo a participação em certames internacionais, campanhas online e ações de promoção e venda junto a operadores ou outros canais. Foram aprovadas 46 candidaturas com a participação de 101 empresas.

O plano de comercialização e vendas no mercado interno contempla um valor de 392 mil euros e está direcionado para os polos turísticos a potenciar ou em desenvolvimento definidos no plano estratégico (Tejo, Costa da Caparica, Arrábida e Mafra), bem como para os produtos transversais (Surf, Sol e Mar, Golfe e Natureza) e inclui ações de promoção e contactos comerciais no mercado nacional propostas e desenvolvidas pelas empresas participantes. Neste momento, já foram aprovadas 14 candidaturas, com a participação de 18 empresas, encontrando-se o programa ainda aberto.

Para o apoio à captação de congressos, eventos corporativos e eventos associativos está já comprometida uma verba de cerca de 510 mil euros para 2022 e anos seguintes, para financiar o aluguer de salas, espaços e venues no âmbito de reuniões e congressos, bem como audiovisuais, alojamento, transfers e catering. Até ao momento, já foram aprovadas 78 candidaturas, continuando o programa aberto.

Já o programa de internacionalização de festivais e outros eventos culturais tem disponível uma verba de 250 mil euros, destinada a co-financiar planos de publicidade no estrangeiro suscetíveis de captar público internacional adicional para estes eventos. Foram aprovadas as candidaturas dos festivais Rock in Rio, NOS Alive, Kalorama e Jazz em Agosto.

Os restantes quase 2 milhões de euros são destinados a financiar as ações organizadas diretamente pela Associação Turismo de Lisboa, com a participação dos seus associados, nomeadamente feiras internacionais, workshops e webinares internacionais, roadshows, sales blitz, materiais promocionais e dinamização da comercialização no portal www.visitlisboa.com.

Até ao momento, os programas de promoção conjunta com as empresas contam com a participação de 367 entidades, bem como a participação de 333 buyers internacionais em workshops e webinares, organizados diretamente pela Associação Turismo de Lisboa através do Lisboa Visitors Bureau e do Lisboa Convention Bureau e com a participação dos seus associados.

O programa é reservado a candidaturas de associados da ATL, exceto em casos excecionais devidamente identificados, sendo as condições de participação definidas nos vários regulamentos aprovados, que serão divulgados diretamente junto dos associados e no portal  www.visitlisboa.com.

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