Turismo sustentável no Centro de Portugal

O Centro Sustentável é um projeto que tem como objetivo primordial a redução dos efeitos negativos da atividade turística e atuar, preventivamente, para os evitar. Obedece aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, em particular: a valorização das pessoas, o uso eficiente dos recursos e o desenvolvimento socioeconómico.

A Agenda 2030 é constituída por 17  (ODS). Trata-se de uma agenda alargada e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (sócio, económico, ambiental) e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes.

UMA DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS DESTE PROJETO é o Diagnóstico de Sustentabilidade e o Plano de Ação Estratégico para a Sustentabilidade no Turismo do Centro 23-30, que pretende aferir qual o estado atual do destino Centro de Portugal, face aos requisitos estabelecidos pelo Global Sustainable Tourism Criteria (GSTC) para os Destinos e pelo Referencial Biosphere Destination (reconhecido pelo GSTC).

Os resultados e conclusões desse diagnóstico permitirão assumir a Sustentabilidade como Estratégia para o Turismo no Centro de Portugal – ser, pensar e agir.

METODOLOGIA DA CERTIFICAÇÃO BIOSPHERE DESTINATION

A Turismo Centro de Portugal assinou com o Responsible Tourism Institute (ITR), em julho de 2021, a Carta de Compromisso, dando nota a todas os stakeholders regionais deste primeiro passo rumo à Sustentabilidade. A partir desse momento, iniciou-se o processo de diagnóstico, que possibilitará uma análise detalhada do ponto de partida do território, e a sua implicação quanto à definição das ações de melhoria a serem desenvolvidas. Assim que as ações forem implementadas no Destino, a sua performance será avaliada através de uma auditoria externa, que determinará a emissão da Certificação, baseada na contribuição do turismo e dos esforços de sustentabilidade.

O PROJETO CENTRO SUSTENTÁVEL PRETENDE:

  • Diagnosticar e contribuir para o conhecimento do território em termos de sustentabilidade;
  • Alinhar e consolidar o posicionamento do Centro de Portugal como Destino Sustentável;
  • Estimular o sentimento de pertença das comunidades ao território;
  • Promover a disseminação de boas práticas de sustentabilidade na oferta turística e outros agentes com ligação indireta ao setor;
  • Valorizar e utilizar eficientemente os recursos;
  • Estimular o trabalho suportado em plataformas de entendimento (rede);
  • Criar respostas de capacitação de agentes (públicos e privados) nos três vetores da sustentabilidade: económica, sociocultural e ambiental;
  • Valorizar a autenticidade da oferta regional e da realidade das vivências e experiências dos habitantes e dos turistas.

ATRAVÉS DAS DIVERSAS ATIVIDADES PREVISTAS no Centro Sustentável, a Turismo Centro de Portugal espera consolidar a transformação deste mosaico multifacetado num Destino de Excelência, cuja singularidade e autenticidade dos seus recursos representa a maior alavanca para um processo de desenvolvimento coeso, integrado e sustentado, assente na Qualificação, na Excelência, e na Sustentabilidade da oferta turística.

Artigo publicado na VIAJAR Guias Práticos nº 7 – Férias e Escapadinhas para Todas as Bolsas, março 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui