45° Congresso da APAVT realiza-se na Madeira de 14 a 17 de...

45° Congresso da APAVT realiza-se na Madeira de 14 a 17 de novembro

0
rhdr

O 45° Congresso da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo regressa ao Funchal ao final de nove anos, de 14 a 17 de novembro, para a sua quinta edição naquele destino insular, igualando assim Macau em número de recepções daquele que é considerado o maior congresso do Turismo em Portugal.
Para Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, a escolha da Madeira para a realização do congresso deve-se em primeiro lugar “aos números relacionados com o Turismo que são produzidos na Madeira, pelo peso destes números no PIB da Madeira e pela importância do mercado emissor nacional para a realização destes números”. Para o dirigente associativo, estes três fatores fazem com que “a Madeira seja o local prefeito para a realização de um congresso da APAVT”.
Pedro Costa Ferreira enalteceu ainda que esta é “a quinta vez” que a APAVT visita o Funchal, “tornando esta cidade, conjuntamente com Macau, a que, na história dos congressos da APAVT, mais congressos recebeu” e “é a primeira cidade portuguesa em termos de número de congressos”.
Por outro lado, o responsável avançou que a decisão de voltarem à Madeira deve-se ainda “aos resultados dos números turísticos da Madeira, que nos últimos anos atingiram o mais alto patamar do ponto de vista dos resultados da atividade”, mas também, “conjuntamente com esses resultados, temos vários e alguns enormes desafios que temos que olhar, trabalhar e desconstruir juntos.
Pedro Costa Ferreira apontou “a desvalorização da libra e o Brexit, mas também a falência de várias companhias aéreas, que fizeram com que perdessemos algumas rotas importantes e que deixaram algumas cidades europeias sem ligações direta à Madeira”, como fatores que estão ainda por resolver em conjunto no que toca ao destino.
“Vamos ter o congresso na região perfeita, no momento ideal e com os amigos certos” terminou Pedro Costa Ferreira, frisando ainda que “são esperados 600 players do mercado nacional (…), com expectativa de um enorme êxito e que este congresso seja mais um passo em frente na definição e clarificação das estratégias a definir, quer pelo país quer pela região da Madeira, fortalecendo a fantástica dinâmica do mercado nacional e que a Madeira, cada vez mais, fique menos dependente dos principais mercados internacionais”.
A APAVT que irá realizar o congresso em conjunto com a Associação de Promoção Turística da Madeira e o anúncio da data e local do congresso decorreu esta manhã no Funchal e Paula Cabaça, secretária Regional da Economia, Turismo e Cultura, afirmou que este protocolo assinado entre a APAVT e a Associação de Promoção Turística da Madeira “é uma satisfação para a Madeira”.
Segundo a dirigente regional, “este protocolo tem uma grande importância do ponto de vista promocional, primeiro face à importância que o mercado nacional tem para a Madeira neste momento, sendo o terceiro mercado emissor, com crescimentos positivos ao longo destes últimos três anos, e depois porque este evento poderá vir reforçar o posicionamento do destino neste mercado emissor”.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply