Um novo estudo impulsionado pela eDreams ODIGEO, a maior companhia de viagens online da Europa e uma das maiores empresas europeias de e-commerce, revelou que 81% dos adultos portugueses que encontraram opções de viagem mais baratas e convenientes através de uma OTA (OTA, do inglês Online Travel Agency) optou mesmo por reservar através dela, dado que considerou ficar mais em conta do que reservar diretamente com uma companhia aérea.
Reservando através de uma OTA, os portugueses que estão a planear férias para quando for possível voltar a viajar podem evitar o passo do processo de marcação de que menos gostam – o tempo que gastam a procurar o melhor preço possível (46%) – e conseguem ainda um benefício importante: comparar centenas de opções de forma rápida e numa única plataforma.
Grande maioria dos portugueses desconhece as possibilidades de poupança nas suas viagens
Apesar de as viagens continuarem afetadas pelo confinamento obrigatório em que o país se encontra, o progresso positivo dos programas de vacinação está a gerar um aumento das pesquisas para os meses do verão na plataforma da eDreams. A eDreams ODIGEO inquiriu 1.000 adultos em Portugal para demonstrar como os clientes podem viajar de forma inteligente, e ao mesmo tempo apreciar o processo de reserva, tanto em 2021 como no futuro.
De acordo com os resultados da pesquisa, a grande maioria dos adultos portugueses subestima o alcance da poupança que uma OTA oferece: 62% dos inquiridos acredita que a poupança é inferior a 15% em comparação com uma reserva diretamente com uma companhia aérea. Na realidade, os clientes da eDreams ODIGEO podem poupar uma média de 194€, o equivalente a 19%, quando reservam um pacote de férias dinâmico (que permite aos viajantes criar os seus próprios pacotes através da combinação de voos e alojamento).
O menos agradável nos processos de marcação de férias
Qual o elemento do processo de marcação de viagens de que os portugueses menos gostam? Cerca de metade (46%) referiu o tempo investido a encontrar o melhor preço possível. De acordo com uma análise dos tempos de reserva conduzida pela eDreams ODIGEO, os consumidores que marcam as suas férias através desta OTA líder na Europa economizam um milhão de horas combinadas este ano, em comparação com uma reserva diretamente com uma companhia aérea, evitando assim a componente menos agradável do planeamento de viagens.
Outra grande frustração que os viajantes portugueses sentem quando planeiam as suas viagens é a dificuldade em alinhar as datas e horas dos seus voos e alojamento; de facto, 41% dos inquiridos afirma não gostar desta etapa. Para além disso, outros 35% afirmaram que organizar as ligações entre voos em viagens de várias etapas era também um processo desagradável. As OTAs podem minimizar estas frustrações, agregando opções de diferentes fornecedores e apresentando diversas rotas e preços numa só página, dependendo se o viajante tiver como prioridade a conveniência ou o preço.