O Turismo de Portugal, em parceria com a NOVA SBE, promove a partir de maio a Academia de Gestão Aplicada, dirigida aos profissionais do setor com o objetivo de os posicionar enquanto agentes ativos de implementação de uma visão estratégica nas suas áreas de atuação. O projeto arranca com o Grupo Portugália.
A Academia de Gestão Aplicada é uma formação totalmente moldada às necessidades dos formandos e das dinâmicas do mercado. Os participantes terão um total de 98 horas de formação, tanto nas instalações da NOVA SBE como da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e 15 horas dedicadas ao desenvolvimento de um projeto, a apresentar no final do curso.
O incremento da atividade económica do turismo registada nos últimos anos contribuiu para o surgimento de novas realidades, também ao nível do mercado de trabalho. É com base nesta realidade, e prosseguindo as metas da Estratégia Turismo 2027 – que preconiza a aposta na formação, na valorização das profissões do turismo e na capacitação contínua de empresários e gestores do setor – que o Turismo de Portugal desenvolveu um diagnóstico de necessidades de formação contínua, envolvendo os seus parceiros públicos e privados.
Conhecer as necessidades de formação dos profissionais do turismo, perceber a sensibilidade dos decisores empresariais para promoverem a formação dos seus colaboradores, distinguir as necessidades específicas de cada região e subsetor e criar oferta de formação adequada à procura, foram alguns dos aspetos analisados.
É desta análise que resulta o Programa de Capacitação para o Turismo, no qual se integram a Academia de Gestão Aplicada e outras iniciativas semelhantes, que permitem assegurar a formação de profissionais preparados para os novos desafios, abertos à inovação, às transformações do negócio, versáteis, empreendedores e com capacidade para acompanhar as novas tendências. Até ao final do ano estão previstas cerca de 300 ações de formação, envolvendo mais de 5.000 profissionais do setor.