As praias do Centro de Portugal ganharam este ano mais oito bandeiras azuis em relação a 2021, de acordo com a lista hoje divulgada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Entre as 431 praias, marinas e embarcações de ecoturismo que vão poder exibir a bandeira azul nesta época balnear, há 97 da região Centro de Portugal: 62 praias costeiras (mais duas que em 2021), 31 interiores (mais quatro) e ainda quatro embarcações de ecoturismo (mais duas). Um sinal claro de que as águas balneares da região são, cada vez mais, uma referência de qualidade e de segurança.
Mais de um quinto das praias galardoadas no país estão no Centro de Portugal, destacando-se o predomínio claro da região no que diz respeito às praias interiores: de facto, mais de metade (31 em 49) das praias fluviais distinguidas com bandeira azul situam-se na maior região de turismo do país.
Nas praias costeiras, Torres Vedras, com 12 praias, Figueira da Foz, com 10, Peniche, com 7, e Ovar, com 5, são os municípios da região Centro com mais praias contempladas. A Praia de Mira merece uma referência muito especial, uma vez que recebe a Bandeira Azul pelo 36.º ano consecutivo. Esta praia do Centro de Portugal é a única zona balnear do mundo com Bandeira Azul desde a sua criação, em 1987.