Viver a Região de Lisboa em duas rodas

O verão pede mais atividades ao ar livre e passear de bicicleta é uma das mais apreciadas por miúdos e graúdos. Conhecer em duas rodas os novos trajetos e paisagens à beira-rio, perto do mar ou na brisa fresca da serra são as sugestões da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa para esta estação.

Atualmente, são cada vez mais os percursos que Lisboa disponibiliza para se andar de bicicleta. Uma das ciclovias que privilegia a passagem por alguns dos pontos mais icónicos da cidade é a que liga o Cais do Sodré a Algés. Já a que vai de Belém ao Parque das Nações, num trajeto que conta com quase dezasseis quilómetros de via ciclável, o rio serve sempre como pano de fundo. Ainda na cidade, na Avenida Infante D. Henrique, há um caminho que convida a explorar grande parte da zona ribeirinha, de Santa Apolónia ao Parque das Nações, incluindo o novo Parque Ribeirinho Oriental.

Para quem pretende conhecer o pulmão da cidade, o trajeto que vai dos Restauradores ao Parque Florestal do Monsanto é a escolha indicada. É um corredor de vegetação que inclui paragens na Avenida da Liberdade, no Jardim Amália Rodrigues e Campolide e que não deixa ninguém indiferente. Se o objetivo for explorar apenas Monsanto, há 40 quilómetro de via ciclável com vários graus de dificuldade no meio da natureza.

Se a intensão for optar por um percurso mais pequeno, a ciclovia da orla ribeirinha, Cruz Quebrada-Dafundo tem cerca de um quilómetro e meio e liga as praias de Caxias e da Cruz Quebrada ao Parque Desportivo do Jamor, ao Farol da Gibalta e às estações de comboio de Caxias e Cruz Quebrada.

Um dos ex-libris da região, inserido na envolvência do mar, praias e arribas, é o trajeto de ciclovia à beira-mar entre a Marina de Cascais e a Praia do Guincho, com dez quilómetros para percorrer a pé ou de bicicleta.

No concelho de Vila Franca de Xira, a rede municipal de ciclovia possui 11 quilómetros, ao longo da frente ribeirinha proporcionando caminhos que privilegiam a vista para o rio Tejo. Ao passear por estas paisagens pode optar por dois trajetos. O primeiro, liga Vila Franca de Xira a Alhandra numa extensão de cerca de quatro quilómetros e o segundo, a Póvoa de Santa Iria a Alverca do Ribatejo, em cerca de seis.

Mais a sul, o Parque Natural da Arrábida, com as suas paisagens ímpares e condições únicas para quem quer andar de bicicleta ou simplesmente passear em família, disponibiliza mais de 10 percursos, com vários níveis de dificuldade e com passagem pelos concelhos de Palmela, Setúbal e Sesimbra.

Para quem tem o hábito de se deslocar de bicicleta ou apenas procura uma atividade diferente de fim de semana, entre amigos e familiares, estes são alguns dos percursos para descobrir as melhores paisagens da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui