Durante o encontro anual que reuniu, em Portugal, mais de cinquenta representantes das autoridades de turismo de toda a Europa, o presidente da European Travel Commission – ETC, Peter de Wilde, foi reconduzido para um mandato de dois anos.
Organizada pelo Turismo de Portugal, esta reunião foi precedida por um fórum de discussão em que os membros da ETC e as empresas privadas associadas lançaram o debate sobre a estratégia para a competitividade futura da Europa no setor do turismo.
As delegações deste organismo privado, responsável pela promoção da Europa enquanto destino turístico, aprovaram o modelo de plataforma de promoção conjunta da Europa no mercado chinês, que reúne os países, regiões e cidades, numa abordagem conjunta ao mercado estratégico da China, que será cofinanciada pela União Europeia.
De referir que Portugal é o 14.º país mais competitivo no setor turístico, a nível mundial, de acordo com o ranking 2017 do Fórum Económico Mundial. “A estratégia desenvolvida pelo Turismo de Portugal pretende posicionar o país como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo. Queremos liderar o turismo do futuro e, para isso, precisamos de conjugar esforços com as organizações e as empresas do setor para projetarmos Portugal e aumentarmos a notoriedade nos mercados internacionais enquanto destino para visitar, investir, viver e enquanto destino de grandes eventos, posicionando o turismo como fator de competitividade e de alavanca da economia nacional”, afirma Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.
Para o presidente da ETC, Peter de Wilde, “Portugal é atualmente um dos destinos de eleição de turistas de todo o mundo. O Turismo de Portugal soube, de forma exemplar, capitalizar as mais-valias deste país e torná-las em ativos turísticos com forte poder de atração, estratégia que tem sido elogiada pelos seus parceiros e pelas organizações internacionais”.
Portugal ocupa atualmente o 7.º lugar no ranking dos países europeus que mais recebe e organiza congressos e convenções, segundo o relatório da Associação Internacional de Congressos e Incentivos – ICCA, relativo a 2016. Um resultado que vem ao encontro dos objetivos do Turismo de Portugal, que tem desenvolvido esforços no sentido de captar eventos por todo o país promovendo, desta forma, a desconcentração da procura turística.