Açores: o sucesso pelo turismo

Por Francisco Coelho, presidente da Associação do Turismo dos Açores

Vivemos atualmente um dos melhores momentos da história do turismo açoriano, atingindo níveis de crescimento inéditos, tanto ao nível da oferta como da procura.

Os dados estatísticos disponíveis permitem-nos constatar que, nos primeiros oito meses do ano, os Açores registaram um aumento de 22% nas dormidas e de 20% nos hóspedes, relativamente ao mesmo período do ano anterior. Os proveitos globais cresceram 30% no período em questão. O número de passageiros desembarcados nos aeroportos dos Açores também cresceu 22% nos primeiros oito meses do ano, tornando-se a região de Portugal com maior crescimento no período citado.

Esta nova realidade traz-nos uma maior responsabilidade para mantermos este ritmo de crescimento, potenciando e preservando os nossos recursos mais diferenciadores.

O Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, com o horizonte temporal 2020, que entrou recentemente em vigor, é uma ferramenta fundamental no percurso que estamos a percorrer, em prol da gestão futura do património natural e dos recursos territoriais que integram a oferta turística da região.

A Estratégia tem como objetivo alcançar três importantes resultados: a qualificação e o desenvolvimento sustentável do destino; a preservação do meio ambiente; e o desenvolvimento da atividade turística, como ferramenta de dinamização da economia regional em todas as ilhas.

Os contributos dos stakeholders da região permitiram a identificação de cinco grandes desafios do destino: acessibilidades, sazonalidade, vulnerabilidade do território, qualidade do serviço e desenvolvimento equilibrado do turismo nas nove ilhas.

O diagnóstico realizado evidenciou a necessidade de assentar o desenvolvimento do turismo em cinco pressupostos, designadamente o turismo de natureza enquanto principal produto dos Açores; a garantia de poder visitar todas as ilhas; a singularidade, autenticidade, paisagem, segurança e tranquilidade como aspetos diferenciadores; o incentivo à melhoria no desempenho das áreas caraterísticas do turismo; e trabalhar a sustentabilidade, preservando lugares e comunidades locais.

O objetivo passa por atingir a sustentabilidade através do turismo, proporcionando aos visitantes dos Açores uma experiência de convidados especiais em ambiente natural, em que são recebidos com carinho e cortesia genuínas, para que a experiência Açores deixe saudades e os faça voltar.

A Turismo dos Açores assume assim um papel fundamental na promoção do destino Açores, tendo por base os pressupostos estratégicos definidos. O objetivo passa por conseguir um aumento dos fluxos turísticos para a região, do rendimento das empresas, da qualificação da oferta turística e da notoriedade do destino nos principais mercados emissores.

Nesta perspetiva, para o período 2016/2017, a Turismo dos Açores continuará a privilegiar as ações que visem: o aumento da notoriedade do destino nos mercados; o aumento dos fluxos turísticos; a atenuação da sazonalidade; a promoção dos canais de comercialização e o desenvolvimento e qualificação dos produtos turísticos dos Açores, dentro da sua matriz identitária, que se sustenta nas tradições e características das ilhas, e no seu potencial intrínseco como Destino de Natureza e Mar, fortemente experiencial.

 

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