ADHP e Investors in People CIC assinam acordo

ADHP e Investors in People CIC assinam acordo

0

A Associação de Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP) e a Investors in People Community Interest Company assinaram esta quinta-feira, 12 de outubro, em Lisboa, um acordo que pretende promover e impulsionar o acesso ao standard Investors in People junto do setor hoteleiro do país, reconhecendo a excelência na gestão das pessoas.

Numa altura em que a escassez de mão de obra qualificada no setor devido ao boom turístico que se tem assistido em Portugal, começa a estar em cima da mesa como uma preocupação, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, frisou durante o encontro que “acordos desta génese são uma mais-valia”, acrescentando, que “temos de estar preparados para bem receber, por isso é importante criarmos mecanismos para valorizarmos a forma como os profissionais recebem os turistas e isso passa por criarmos condições para que os trabalhadores sejam felizes no seu local de trabalho”.

Este acordo vai permitir assim à ADHP recomendar a adesão aos standards de gestão Investors in People por parte da comunidade hoteleira portuguesa, assim como identificar um grupo inicial de potenciais candidatos.

Para tal, Raúl Ribeiro Ferreira, presidente da ADHP, avança que serão feitas “apresentações e reuniões com os responsáveis hoteleiros para mostrarmos as vantagens e inconvenientes. Cada hotel tem de medir economicamente e ver quais os níveis mais viáveis para as suas realidades. A ideia é mostrar que há mais caminhos e que se acreditarmos nas pessoas e qualificá-las isso trará mais-valias para a operação.”

“O momento que o setor do turismo atravessa em Portugal exige uma capacidade de inovação constante e um serviço de qualidade irrepreensível. Esta capacidade só é possível quando a gestão interna e de equipas alcança esse mesmo patamar”, sublinhou ainda o mesmo responsável.

Presente na cerimónia de assinatura deste acordo esteve também David Dale, head of International Investors in People, que explicou pormenorizadamente o programa que conta com nove indicadores de alta performance. Os interessados deverão inscrever a sua candidatura, que depois será submetida a uma auditoria.

Estabelecido em 1991, o standard Investors in People, cujo objetivo é melhorar as práticas de gestão de recursos humanos, reflete as últimas tendências do mercado de trabalho e é o resultado da colaboração com 1000 organizações e managers, que até agora já gerou mais de 56 mil avaliações, com impacto em mais de 2 milhões de pessoas a nível global.

Presentes em 78 países, em 30 línguas, a Investors in People CIC tem como objetivo fornecer informação, aconselhamento e apoio no desenvolvimento de estratégias e práticas de gestão internas às unidades hoteleiras, de modo a que possam alcançar este standard.

Pode continuar a ler este artigo na edição em papel

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply