AHETA adota 2017 como Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento

“A importância económica, social e ambiental do sector do turismo, apesar de reconhecida em palavras ao mais alto nível continua a ser, convenientemente, ignorada e menorizada em todo o mundo, incluindo o nosso País. O turismo é um processo económico e social variado e complexo. O fomento dessa variedade implica integrar outras atividades económicas sustentáveis, atendendo ao cariz multidisciplinar do sector, traduzido no facto deste se relacionar e interligar com praticamente todos os aspetos da vida e da sociedade”, sublinha em comunicado a AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.

A mesma entidade refere que neste contexto e para garantir o desenvolvimento de um turismo sustentável “é prioritário conciliar a economia do turismo com as exigências da sociedade, cultura e ambiente, respeitando integralmente o equilíbrio entre as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a económica, a social e a ambiental, tal como é defendido pelas Nações Unidas. A proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos valores ecológicos, ambientais e patrimoniais, quer de ordem civilizacional, quer arquitetónica ou outra, são determinantes para assegurar o sucesso económico da atividade turística e, por essa via, o bem-estar e a vida saudável das populações residentes”.

Para a AHETA, as políticas de turismo devem facilitar “a atividade da iniciativa privada para, deste modo, maximizar a contribuição do turismo para as economias nacionais e regionais. Os empresários hoteleiros e turísticos reafirmam a sua disponibilidade para colaborar, ativamente, em iniciativas de progresso do desenvolvimento turístico e económico, visando aumentar a eficácia coerente das diferentes políticas para o desenvolvimento sustentável”.

Neste sentido, a AHETA reitera, mais uma vez, “o seu apelo para que os organismos responsáveis, nomeadamente o governo, assumam uma nova geração de políticas públicas potenciadoras do desenvolvimento social e do crescimento económico e turístico, enquanto estímulos de qualificação competitiva da nossa oferta turística. A importância do turismo do Algarve, embora amplamente reconhecida em palavras, ainda não encontrou, infelizmente, a necessária correspondência em atos concretos, sobretudo ao nível de apoios financeiros às empresas e investimentos públicos em infraestruturas e equipamentos que ainda não temos, indispensáveis e necessários para a consolidação e expansão do sector turístico e empresarial da região”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui