AHP lança Programa de Responsabilidade Social “Hospes – Sharing is caring”

AHP lança Programa de Responsabilidade Social “Hospes – Sharing is caring”

0

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal apresentou esta quarta-feira, 28 de junho, o Programa de Responsabilidade Social da hotelaria nacional, “Hospes – Sharing is caring” e atribuiu 45 Selos de Responsabilidade Social e 89 Selos de Sustentabilidade Ambiental, numa cerimónia que teve lugar no Altis Grand Hotel, em Lisboa, e que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Nos últimos quatro anos, os hotéis portugueses doaram, através da AHP, e do Programa “Um colchão, um coração”, criado ainda na presidência de Miguel Júdice, mais de 26.000 bens e equipamentos, de 66 hotéis, a 33 instituições de solidariedade social, que equiparam casas e lares e melhoraram a vida de centenas de pessoas e famílias. Mas a AHP quer ver esse número aumentar, relembrando aos presentes que têm cerca de 600 associados e existem em Portugal 4.500 instituições para ajudar.

Para isso foi criada uma plataforma online, www.hospes.pt, onde será possível os hotéis interessados em ajudar, fazerem a sua inscrição, assim como os parceiros e instituições. “Aqui será feita a partilha de um banco com os bens disponíveis, oportunidades e conhecimentos e boas práticas tanto a nível social como ambiental”, esclareceu Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP.

A mesma responsável sublinhou ainda que o nome para o novo programa foi buscar inspiração ao discurso que o Padre Tolentino Mendonça pronunciou o ano passado durante o congresso da AHP, citando-o: “A hotelaria tem sido ao longo da história uma espécie de laboratório, que transforma a hostilidade em hospitalidade. Um hotel na paisagem de uma sociedade ou num mapa de uma cidade é um mar de civilização. A hotelaria serve para humanizar a relação entre povos, a qualidade de uma sociedade também se afere na qualidade hoteleira que ela tem”.

Cristina Siza Vieira explicou que foi criado um selo com dois símbolos em forma de coração: We share e We care, o primeiro de responsabilidade social e o segundo de responsabilidade ambiental. O selo será colocado em cada unidade hoteleira, para que sejam identificadas as que estão comprometidas nestas duas áreas.

Já Raul Martins, presidente da AHP, aproveitou para fazer o balanço positivo destes quatro anos de solidariedade por parte dos hotéis, relembrando que o mesmo surgiu em altura de crise económica: “Entre 2009 e 2013 muitas e muitas empresas do sector do turismo fecharam e outras tiveram de fazer sacrifícios, reduzindo equipas, cortando despesas, renegociando dívidas, cortando investimento e preparando-se para a tempestade. Porém, olhando à volta, nesses anos tão conturbados, constatamos que havia sectores em piores condições que o nosso e que as dificuldades que sentíamos eram bem menores do que as queixas por outros sofridas. Por isso no final de 2012 e aproveitando o pretexto comemorativo dos 100 anos da nossa associação surgiu esta ideia no seio da AHP. Porque não aproveitar colchões dos hotéis que já não eram utilizados, tinham de ser substituídos e através da associação doámo-los a instituições de solidariedade e apoio social. Nasceu assim o projeto “Um Colchão, um coração”. E rapidamente ultrapassou as expetativas, porque deixou de ser só colchões e passou a ser equipamento e mobiliário e foi criada uma verdadeira rede de partilha, com o esforço conjunto, concretizando a verdadeira responsabilidade social corporativa.”

Raul Martins avançou ainda que o mesmo programa vai permitir “no rescaldo destes terríveis fogos, que trouxeram tanta desgraça às populações da região centro, apoiar a construção, equipar e mobiliar as casas e instituições de Pedrógão Grande e de mais concelhos para que os meios atingidos possam recuperar a sua qualidade de vida.”

 

*Leia o artigo completo na próxima edição da Revista Viajar

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply