Algarve lança Observatório de Turismo Sustentável

Algarve lança Observatório de Turismo Sustentável

0
rptoz

O Observatório de Turismo Sustentável do Algarve foi lançado, esta quinta-feira, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, pela Região de Turismo do Algarve (RTA), com o objetivo de estudar, analisar e monitorizar o desempenho turístico da região nas áreas da sustentabilidade económica, social e ambiental.

Presente na apresentação, que decorreu, esta quinta-feira, na BTL, esteve a secretária de Estado do Turismo (SET), Ana Mendes Godinho, e afirmou que este é um projeto de “referência internacional”.

“Vamos ganhar aos nossos concorrentes porque vamos passar a ter dois observatórios regionais dentro da rede mundial da OMT, o que é mais um passo para mostrarmos que lideramos também aqui”, referiu a SET.

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, também presente na apresentação, garantiu, por outro lado, que Portugal será o “país com mais observatórios dentro da OMT”, com o Algarve a seguir-se ao Alentejo.

“É algo que nos orgulha muito. Depois do Alentejo, temos o Algarve e acreditamos que esta será uma das iniciativas que mais vai contribuir para termos um destino mais sustentável e muito mais competitivo em 2027”, referiu.

Segundo Luís Araújo, este novo Observatório será fundamental para “tomar as melhores decisões de investimento e as melhores decisões de operação e de gestão”, dado que “não se pode avançar com ideias, iniciativas ou projetos, se não conseguirmos medir aquilo que temos, se não conseguirmos medir a evolução que podemos fazer”.

O responsável frisou ainda que, “com este instrumento” será possível reunir ” mais condições para uma melhor gestão pública, para uma melhor gestão das próprias empresas, no sentido de conseguirmos ser mais eficazes a criar valor no negócio, mas também a conseguir transferir esse valor para o território e para beneficio dos nossos residentes. Para conseguirmos ter mais capacidade para valorizar, não só o nosso património local, mas também o nosso património cultural”.

O Observatório de Turismo Sustentável do Algarve é uma iniciativa da RTA mas terá o apoio da Universidade do Algarve a da CCDR Algarve.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply