A Andaluzia desenvolveu um conjunto de ações de promoção em Lisboa, nos passados dias 17 e 18 de novembro, com o objetivo de ampliar a sua quota no mercado português. Com foco no segmento cultural, estas ações contaram ainda com um concerto do pianista David Peña Dorantes, na Embaixada de Espanha.
Uma campanha que está sobretudo orientada para mercados emissores europeus e tem como elemento central o videoclip “Orobroy”, no qual o artista interpreta o seu célebre tema em diferentes cenários e recursos emblemáticos da província sevilhana, tais como o anfiteatro do conjunto arqueológico de Itálica, o Cerro del Hierro, os marismas do Guadalquivir ou a Praça de Espanha de Sevilla, entre outros.
A promoção no mercado português pretende enaltecer as cidades e povoações, parques naturais, tradições, museus e em geral todos os bens que esta região integra e que constituem o seu património cultural, natural, gastronómico e etnográfico contruindo a base de uma experiência turística única.
A cultura andaluza atraiu à região mais de 8,3 milhões de visitantes, sendo que uma em cada três pessoas veio motivada por esta oferta (quase 30% do total daqueles que nos visitaram). Este segmento cultural foi o que mais cresceu, tanto em número de visitantes como em percentagem, com uma vantagem em 2016 do 12.1% superior à do total de turistas (+ 8.3%).
Em 2016, a origem dos turistas culturais foi 56.1% do território nacional e 43.9% do estrangeiro. Esta tipologia destaca-se por uma série de qualidades que reforçam o seu carácter estratégico para a comunidade e também pelo facto de contrariarem a sazonalidade e o elevado gasto médio que aumentou 2,5 euros no ano passado até atingir os 75 euros, valor muito superior à média geral, 64.50 euros.
Relativamente ao mercado português, a Andaluzia é o destino espanhol que recebe o maior número de turistas lusos, representa quase 19% do total nas dormidas deste mercado em Espanha. Em concreto, a região contabilizou mais de 245.000 turistas hospedados e 691.000 estadias em estabelecimentos hoteleiros durante o ano de 2016, o que revela um aumento por semestre de 22% e de 19%, respetivamente.