O Brasil é um mercado que está novamente em recuperação, quem o garante é a Solférias e a Exoticoonline ao apostarem na realização da quarta edição conjunta do roadshow “Sol e Férias num Brasil Exótico”, que passou por diversas cidades portugueses e ainda pela espanhola Vigo, durante a segunda quinzena de outubro.
Sónia Regateiro, diretora comercial da Solférias, afirmou, em conferência de imprensa com os órgãos do trade, que sentiram “necessidade de mais uma vez unir esforços e apresentarem o produto Brasil aos agentes de viagens”, dado que é um mercado que “representa, para ambas as empresas, uma grande fatia do negócio”.
Com o vírus do Zika e a instabilidade política, que fez tremer a segurança por todo o Brasil, sobretudo na primeira metade deste ano, Sónia Regateiro adiantou que viram as suas previsões a saírem trocadas, sobretudo porque “avizinhava-se que ia ser o ano do Brasil”. Com todos os acontecimentos adversos, a Solférias chegou a quedas para o destino, em julho e agosto, na ordem dos 40%, quando comprando com igual período de 2015. No entanto, mostrando que o destino já está em forte recuperação, em setembro, a Solférias já registava apenas uma descida de 17% em relação ao período homólogo.
A Exoticoonline, por seu turno, também assistiu a um desinteresse generalizado dos viajantes portugueses pelo destino. Contudo, Miguel Ferreira, diretor-geral do tour operador, disse que “em julho já se começou a notar uma maior procura para o Réveillon do Brasil e já vamos com quatro operações charter para o Brasil”, em conjunto com a Solférias, que totalizam cerca de 1200 lugares, para além dos que têm diariamente em voos regulares com a TAP. Desta forma, para o Réveillon os dois operadores lançaram no mercado dois voos Porto-Salvador, a 26 e 27 de dezembro, um voo Lisboa-Salvador, a 27 de dezembro, e Lisboa-Fortaleza, a 26 de Dezembro.
Apesar deste não ter sido um ano fácil para os operadores na venda do Brasil, Sónia Regateiro avança que a Solférias tem como objetivo “ultrapassar um pouco os números do ano passado”, quando transportaram cerca de 3400 passageiros para os vários destinos daquele país, mas admite que, “para ser mais realista, se jogarmos para o empate já será bom”.
A opinião de Miguel Ferreira é a mesma, que afirma que tinham como objetivo “levaram 3000 portugueses até ao Brasil”, mas se conseguirem igualar os 2500 do ano passado “já será positivo”.
O roadshow deste ano contou com um total de 700 agentes de viagem e passou pelo Funchal, Vigo, Porto, Coimbra e Lisboa.
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