Congresso AHP: Pedro Machado defende valorização da carreira e aumentos salariais no...

Congresso AHP: Pedro Machado defende valorização da carreira e aumentos salariais no Turismo

0

Rever a estratégia de valorização no Turismo e em particular do Turismo do interior, repensando a política de reflorestação ou de aproveitamento económico da floresta foi uma das ideias apresentadas por Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal, na sua intervenção, esta quinta-feira, 16 de novembro, durante o 29.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que hoje termina em Coimbra.

O mesmo responsável chamou ainda a atenção para a falta de recursos humanos no sector turístico e que na sua opinião “é um fator crítico que o País vai ter na próxima década”. Uma tendência que na sua visão só poderá ser ultrapassada com a valorização da carreira e o aumento salarial.

“Em primeira instância passa pela valorização da profissão e para isso é muito importante o papel das escolas da hotelaria quer da rede pública do Estado quer, dos privados, mas também passa pela consciencialização pública do valor que a profissão tem. A atividade turística nunca foi muito valorizada do ponto de vista social nem bem paga. É preciso pagar mais e, portanto, se temos uma indústria que é fortemente exportadora e responsável por 40% da balança económica do País não podemos manter salários tão baixo, quando queremos que a indústria cresça e ao mesmo tempo a qualidade do serviço acompanhe esse crescimento”, sublinhou Pedro Machado aos  jornalistas, à margem do congresso, acrescentando que este é um tema que tem de ser discutido pelo setor.

“Temos no País associações com grandes responsabilidades que podem trabalhar em conjunto esse processo, como a AHP, a AHRESP, a APAVT. Por que não se juntarem à mesa e entenderem que este é um problema que atinge todos? É que todos os que estão no circuito da atividade do Turismo serão atingidos por igual”, propôs o mesmo responsável.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply