Congresso APAVT: “Estamos perante a tentativa de construção de um oligopólio”

Congresso APAVT: “Estamos perante a tentativa de construção de um oligopólio”

0

“A instituição de taxas discriminatórias de reserva nos GDS’s, pelos gigantes da aviação”, é uma “tentativa de construção de um oligopólio”. A opinião é de Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que falava na sessão de abertura do 43° congresso da associação, que está a decorrer em Macau.
Na tentativa de encontrar uma razão para esta situação, o profissional destacou o recente estudo publicado pela ECTAA e ETSA, dirigido por reputados economistas especialistas na indústria aérea, que “conclui, de forma muito clara, que os custos da distribuição directa não diminuem com o incremento da quota de vendas directas”. Pelo contrário, prejudicam a distribuição independente e as companhias aéreas menos fortes. “No caso de companhias aéreas regionais, como a Sata, ou nacionais, mas com um home market de diminuta dimensão, como é o caso da Tap, os custos da distribuição aumentam muito consideravelmente, em cenário de eventual aumento da quota de vendas diretas”, evidenciou.
Para o dirigente associativo este é caso para os agentes de viagens ficarem preocupados, porque “se a razão não é a descida dos custos, e se os prejudicados são, para além da distribuição independente, as companhias aéreas menos fortes, onde se incluem todas as portuguesas, então parece razoável pensar que, através do movimento de consolidação da industria aérea, estamos perante a tentativa de construção de um oligopólio bem definido”.
Para o dirigente associativo, este oligopólio “está a tentar afastar a distribuição independente porque quer evitar a comparação directa de preços, está a limitar a capacidade das companhias aéreas de menor dimensão de vender em mercados exteriores, está provavelmente a lançar as bases de um futuro aumento de tarifas, próprio de um mercado menos competitivo, e com menor capacidade de escolha por parte do consumidor”.
O 43° Congresso da APAVT, subordinado ao tema “Turismo: a Oriente, tudo de novo”, está a decorrer em Macau até dia 25 de novembro.

 

por Sílvia Guimarães – em Macau a convite da APAVT

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply