CTP defende que programa de trabalho da Comissão Europeia em 2018 deve incluir Estratégia Europeia para o Turismo

A Confederação do Turismo Português (CTP) pretende que a Comissão Europeia (CE) desenvolva uma Estratégia Europeia para o Turismo, que integre já o programa de trabalho para 2018. O pedido foi feito ao presidente da CE, Jean-Claude Juncker, numa carta aberta assinada por membros do Parlamento Europeu, Comité das Regiões, regiões de turismo, associações e organizações da indústria do turismo e universidades de toda a Europa.

Para Francisco Calheiros, presidente da CTP, «o Turismo representa 10% do PIB e 15% do emprego na União Europeu. É essencial para a economia dos países, para a regeneração do território e para o reforço da identidade europeia. Não há razão nenhuma para não fixarmos metas comuns e pontes de cooperação entre os países, de forma a garantir que a Europa se mantenha como o principal destino turístico mundial».

A posição da CTP surge no âmbito de uma recente visita de trabalho a Bruxelas com um conjunto de empresários e associados ligados à atividade turística em Portugal, que teve como objetivo reforçar as relações dos agentes do Turismo com as instituições europeias e alertá-los para a importância de desenvolver uma estratégia comum.

«Queremos colocar o Turismo na agenda europeia», explica Francisco Calheiros. «O seu crescimento e sustentabilidade dependem de uma política comum a todos os países, que contenha metas, indicadores e medidas específicas e que envolva líderes políticos, associações, agentes privados, grupos de cidadãos e academias».

A carta enviada a Jean-Claude Juncker alerta ainda para a necessidade de, no quadro desta estratégia comum, criar medidas para que os muitos milhares de PME europeias da área do Turismo possam ter acesso a financiamento em condições competitivas, menos burocracia, mais oportunidade de investimento no mercado digital, etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui