CTP reúne oradores nacionais e internacionais para debater desafios do Turismo

CTP reúne oradores nacionais e internacionais para debater desafios do Turismo

0

No Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, a Confederação do Turismo de Portugal organiza a 4ª edição da sua Cimeiro do Turismo com um programa que inclui Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Fernando Medina, Carlos Moedas, António Horta Osório, entre outros. O aeroporto de Lisboa é um dos temas em destaque, num painel de debate com os presidentes da ANA, NAV, TAP, ANAC e o Coordenador do Projecto de Expansão Aeroportuária de Lisboa.

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) irá reunir um conjunto de oradores nacionais e internacionais no Dia Mundial do Turismo com o objetivo de debater os temas estruturantes para a esta atividade, como o novo Aeroporto de Lisboa, a gestão dos destinos turísticos e o valor da marca Portugal.

«O Turismo Primeiro: Sucessos do Presente. Desafios de Amanhã» é o mote desta quarta edição do Cimeira do Turismo, evento que constitui um importante momento de reflexão e diálogo sobre o Turismo.

“O turismo é uma atividade essencial ao desenvolvimento socioeconómico do nosso país, tem sido responsável pela criação de milhares de postos de trabalho, mais de 15 mil milhões de receitas em 2017 e com um impacto directo no PIB de quase 10%. O crescimento que evidenciou nos últimos anos obriga-nos a refletir e a planear o futuro da atividade. Todas as opiniões e contributos são úteis e é essencial encontrar momentos de diálogo como a IV Cimeira do Turismo que irá constituir, com certeza, um verdadeiro espaço de partilha de visões e experiências bastante relevantes para o Turismo nacional”, refere Francisco Calheiros, presidente da CTP.

A sessão de abertura conta com as presenças do Primeiro Ministro, António Costa; do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina e do Presidente da CTP, Francisco Calheiros. Segue-se a intervenção do Comissário Europeu Carlos Moedas, ao início da manhã.

“Portugal sabe o Valor da sua marca?” é o tema do primeiro painel que será conduzido pelo Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, que irá moderar a conversa entre conceituados jornalistas como Nicolau Santos, presidente do Conselho de Administração da Lusa; Ricardo Costa, diretor-geral de informação do Grupo Imprensa; Rosália Amorim, Diretora Editorial do Dinheiro Vivo; e Begoña Iñiguez, presidente da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.

“A afirmação do Turismo no Espaço Europeu” irá contar com as intervenções de Eduardo Santander, Executive Director of European Travel Commission, Tim Fairhurst, Director of Policy at European Tourism Association e Christian Gsodam, Adviser to the EU Council President. A moderação ficará a cargo da eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar.

A manhã irá terminar com a intervenção da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Atrair talento para o Turismo

Durante a tarde estarão em destaque o tema do aeroporto de Lisboa, a atração de talento para o Turismo, a gestão de destinos turísticos e as perspetivas económicas nacionais e europeias.

A gestão dos destinos turísticos tem início às 14H45 com a apresentação do estudo da PWC sobre esta temática, ao qual se segue a conversa entre o vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado; Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto; o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vitor Aleixo.

“Como atrair talento para o Turismo?” será a questão colocada por Adília Lisboa, Presidente da Direção da ARHCESMO a Fernando Neves de Almeida, Presidente da Boyden.

O painel “A urgência de um novo aeroporto para Lisboa” contará com a participação de Duarte Silva, Coordenador do Projecto de Expansão Aeroportuária de Lisboa, Thierry Ligonnière, CEO da ANA, Jorge Ponce Leão, Presidente da NAV, Antonoaldo Neves, Presidente Executivo da TAP, e Luís Silva Ribeiro, Presidente do Conselho de Administração da ANAC.

O presidente do Lloyds Banking Group, António Horta Osório, irá intervir às 17H30 e irá refletir sobre Perspetivas Económicas para Portugal e Europa.

O Presidente da República, Marcelo de Rebelo de Sousa, irá presidir à sessão de encerramento, às 18H00.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply