De 29 de março a 01 de abril, as Escolas do Turismo de Portugal estarão presentes mais uma vez na Futurália, a maior feira de formação e educação, a decorrer na FIL – Feira Internacional de Lisboa. O stand das Escolas do Turismo de Portugal seguirá uma linha de comunicação orientada para as necessidades e objetivos dos visitantes e vai ao encontro da nova geração de alunos que procuram desafios, pensam global e comunicam online.
Este ano, a novidade é o curso “Turismo Cultural e Património” que irá formar profissionais aptos a organizar e dinamizar programas, atividades, visitas, percursos e eventos de turismo cultural ligados ao património, de acordo com as necessidades, interesses e expetativas do mercado; sendo o objetivo central da presença, a promoção e divulgação da oferta formativa das escolas do Turismo de Portugal enfatizando que o Turismo é o setor de maior crescimento económico no país e possui uma taxa de empregabilidade que se situa nos 87%.
Durante os dias de feira serão promovidas no stand várias atividades alusivas à oferta formativa, com espaços reservados para a prática de atividades ao ar livre, criação de dinâmicas alusivas ao serviço de bar e mesa, criação de uma zona de bar e lounge para que com uma bebida e a degustação de algumas iguarias, possa estabelecer-se contato conversar com os alunos e formadores.
Por forma a potenciar a interação com todos os visitantes e as novas formas de comunicação, foi ainda pensado um “Social Wall” onde serão partilhadas fotografia/ selfies, vídeos e comentários, simultaneamente partilhadas nas redes sociais das Escolas do Turismo de Portugal, bem como nas páginas pessoais de todos que por ali passem. Está ainda previsto um Quiz com direito a prémios, para que todos os que passem pelo stand possam “Marcar ali o seu destino”.
A presença na Futurália insere-se na estratégia definida para as escolas do Turismo de Portugal, que assenta em 3 eixos estratégicos: “Centros de arte de receber, Polos de Empreendedorismo e Núcleos de Cooperação com o setor”.
A estratégia do Turismo de Portugal na área da Formação passa, fundamentalmente, pela aposta na qualificação dos recursos humanos do setor do turismo, com especial enfoque na excelência e inovação do serviço e da gestão, na capacitação das empresas e na afirmação de Portugal como destino de formação turística.
A formação ministrada nas Escolas do Turismo de Portugal é um importante pilar da atuação do Instituto, através da qual o Estado está verdadeiramente comprometido a contribuir para a inovação, sustentabilidade e qualidade do serviço prestado pelas empresas e agentes do setor.
Por fim, importa referir que o conhecimento, a formação e a valorização dos profissionais do turismo constituem prioridades estratégicas da Estratégia Turismo 2027, apresentada na recente edição da BTL. Neste referencial é mesmo estabelecida uma meta quantitativa que aponta para uma duplicação do nível de habilitações de ensino secundário e pós secundário (de 30 para 60%) na área do turismo.