Incredible India: Encanto à primeira vista

0
1093

A cultura indiana é muito rica e diversificada, e representa uma das civilizações mais antigas da história. É uma cultura milenar que recebeu, com o passar dos séculos, várias influências orientais e ocidentais.

Os indianos têm conseguido conservar suas tradições, enquanto absorvem novos costumes, tradições e ideias, ao mesmo tempo que estendem a sua influência cultural a outras partes da ásia, mas também um pouco por todas as partes do mundo, sobretudo onde as suas comunidades estão muito enraizadas, como é o caso de Londres, na Inglaterra.

Turbantes e saris de brilhantes cores, templos, mesquitas, igrejas, palácios, peregrinos que tomam banho nas águas sagradas, enquanto as fogueiras funerárias ardem ao lado, bazares com vida própria cheios dos mais variados produtos, festivais e cerimónias que celebram a cada um dos meses do ano, tudo isso embrulhado numa hospitalidade, amabilidade e simpatia que carateriza o povo indiano. São estes os elementos que fazem com que os estranhos entrem, sem perceberem e nem sentirem que fazem parte deste misterioso mosaico.

Diferentes, culturas, crenças, rituais e modo de vida milenar estão presentes desde as pequenas aldeias do interior até as grandes metrópoles. A Índia nunca dececiona, ela cativa, contamina, seduz, difícil de esquecê-la! Viajar à Índia é uma experiência única, que envolve todos os sentidos. É um estado de êxtase e ao mesmo tempo uma sensação de mera ficção. São momentos mágicos com fortes emoções, visões deslumbrantes de uma cultura milenar que enriquecem a cada momento com tanta diversidade e contrastes, causando grande impacto na nossa mente.

Fazendo com que nos entregue a reflexões, pensamentos, abra o coração, sem preconceitos ou pré-julgamentos. “Não basta apenas olhar, é preciso, saber olhar com os olhos, olhar com alma e apreciar com o coração!”, houve quem o dissesse.

A Índia testa todos os nossos sentidos ao máximo, provocando sensações extremas de fascínio, paixão e desconfiança. Mas, logo perceberá, o porquê que ninguém fica indiferente.

Dos saris indianos aos fabulosos templos e monumentos, tudo é feito com uma riqueza de detalhes e uma explosão de cores tão vivas, que é impossível ficar indiferente a tanta beleza. E seu povo, tão intenso e religioso, torna esta viagem ainda mais memorável.

Leia o artigo completo na Edição de Janeiro (nº 345) da revista VIAJAR – Disponível online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here