A presença na Feira Internacional de Turismo – Fitur, em Madrid, é a primeira missão empresarial do eixo Turismo do projeto Invest in Alentejo da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, em parceria com a ARPTA – Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. Cofinanciado pelo Alentejo 2020, o projeto Invest in Alentejo tem como missão promover internacionalmente o Alentejo.
A missão empresarial à Fitur, que se realiza de 19 a 23 de maio, pretende aumentar a notoriedade e promover o destino Alentejo junto do principal mercado emissor de turistas internacionais para a região. A missão é composta por várias organizações, entre as quais de destaca a ARPTA, a ERT Alentejo, a ADRAL, a Campigir, as Heranças do Alentejo, a Movijovem, entre outras.
O Alentejo estará presente no stand do Turismo de Portugal com a sua nova estratégia de comunicação em torno do conceito “Alentejo. Tierra de Luz”, uma forma de cativar a atenção do trade espanhol e do público em geral para a luz especial da região, que se cruza com os seus principais produtos como o Turismo de Natureza, o Ativo, o de Sol e Mar, o Cultural e o Enogastronómico.
Com a missão de promover internacionalmente o Alentejo, o projeto Invest in Alentejo centra-se nos setores chave associados aos domínios da estratégia regional de especialização inteligente (EREI), os equipamentos e os recursos existentes na região, com o objetivo de captar investimento e reforçar o posicionamento da região no mercado global.
“Esta primeira missão empresarial é muito relevante, não só por ser a um mercado estratégico, mas também por significar uma retoma de uma atividade estratégica de promoção do Alentejo e o arranque do Invest in Alentejo no eixo do Turismo, depois de mais de um ano particularmente difícil.” destaca José Calixto, Presidente do Conselho de Administração da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.
“Esta vai ser uma Fitur muito especial, uma vez que será uma feira que, como é sabido, se realiza em condições muito particulares. Tratando-se do principal mercado emissor de turistas internacionais, tanto em termos de número como de dormidas, o Alentejo não podia deixar de marcar presença”, salienta Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, acrescentando que espera que “o certame marque um ponto de viragem no plano turístico e que se assista a uma retoma da atividade turística nacional”.