LATAM não intimida TAP com nova operação entre São Paulo e Lisboa

LATAM não intimida TAP com nova operação entre São Paulo e Lisboa

0

A TAP não está preocupada com a nova operação iniciada este mês de setembro pela LATAM, com cinco voos semanais, entre São Paulo e Lisboa. Mário de Carvalho, responsável pela Transportadora Aérea Portuguesa no Brasil, afirmou aos jornalistas portugueses, à margem da ABAV Expo 2018, que “na realidade a TAP concorre com todas as transportadoras europeias para a Europa”, dando como exemplo que, no passado, já existiram voos diretos da Varig que também concorriam com os da TAP e “não se tratou de uma questão de concorrência mas sim de custos”.

O responsável relembrou que “Portugal é um mercado muito restrito, muito pequeno e uma linha aérea sustenta-se com alimentação em ambos os pontos e a TAP tem a vantagem de concentrar em Portugal todos os europeus que venham para o Brasil”, devido à sua favorável posição geográfica. Esse trabalho para as restantes transportadoras aéreas, incluido as brasileiras, é visto por Mário de Carvalho como “mais difícil”.

Segundo o profissional, a grande maioria das rotas da TAP para o Brasil tem uma “ocupação maioritariamente de cidadãos brasileiros”, com um load factor “em torno dos 87%” e com a classe executiva “quase sempre nos 100%”, e afirma que para a temporada de inverno, que está prestes a começar, irão ter um total de 82 voos nestas rotas, ou seja, “mais ou menos o mesmo do que já existe atualmente”, embora com “18% a mais que no ano passado”.

Em relação à receita, o dirigente adiantou que “está com um pequeno crescimento em dólares em relação ao ano passado, já em reais, com a desvalorização cambial, está muito maior”.

Tendo em conta o programa de Stopover da companhia aérea, Mário de Carvalho diz que, até agora, “mais de 60% dos passageiros, dos cerca de 140 mil que utilizaram o programa desde o seu início, têm proveniência no Brasil”.

 

*A VIAJAR na ABAV Expo 2018 a convite da TAP e da organização do certame

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply