A Associação Turismo de Lisboa (ATL) está a promover uma comunicação mais intensiva do destino em seis mercados emissores europeus, com o objetivo de valorizar o mais possível a oferta turística e superar os efeitos provocados pela pandemia Covid-19. Como este trabalho, nos últimos três meses, Lisboa foi referenciada enquanto destino turístico em cerca de 800 notícias.
Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido, bem como a Rússia (que até ao início da pandemia estava a melhorar a sua performance) são os países onde foram contratadas agências para atuarem ao nível da divulgação de artigos, realização de visitas com jornalistas e influenciadores, parcerias com órgãos de comunicação social e operadores de viagens, pesquisa de oportunidades de divulgação e promoção do destino nesses mercados emissores.
Nos mercados onde é possível fazer viagens de avião (Lisboa depende do transporte aéreo para a chegada de 95% dos turistas estrangeiros), foram já organizadas cerca de 10 press trips que têm permitido continuar a referenciar a excelência turística do destino.
Durante os meses de verão, Lisboa implementou ainda a campanha “Encontrei Lisboa” no mercado espanhol, o que potenciou a captação de turistas do país vizinho. Até ao final do ano, vão ainda ser implementadas mais iniciativas de promoção externa com vista a manter Lisboa no top of mind dos consumidores internacionais.
“O mercado nacional não tem dimensão para substituir o mercado internacional e, perante a atual situação, estamos a envidar todos os esforços para resgatar o turismo. É essencial preservar o ecossistema empresarial que diferencia, dá prestígio e confere confiança e profissionalismo ao nosso sector. E isso só acontece se voltarmos a receber turistas estrangeiros”, refere Paula Oliveira, diretora executiva da Associação Turismo de Lisboa.