Madeira e Porto Santo: duas ilhas, um mar de possibilidades

Faial, Santana ©Francisco Correia -Turismo da Madeira

Cenários naturais arrebatadores, águas cristalinas, tradições seculares, sabores genuínos e muita vontade de o receber. Venha comprovar por si próprio tudo o que faz deste arquipélago o Melhor Destino Insular do Mundo.

O arquipélago da Madeira tem de tudo… Natureza, praia, mar, gastronomia, cultura!

As mais deslumbrantes e icónicas paisagens naturais residem na ilha da Madeira. São mil tons de verde a raiar em montanhas, levadas e cascatas.

Baia da Câmara de Lobos ©Município de Câmara de Lobos

Um azul infinito a perder de vista e com temperaturas agradáveis todo o ano? Neste mar pode nadar, fazer surf, praticar mergulho, observar baleias e golfinhos o ano inteiro.

Descobrir o Porto Santo é imergir num local deslumbrante, ao sabor das ondas. É mergulhar na transparência das águas azul-turquesa, caminhar pelo areal dourado e relaxar.

Passear pelo Funchal é encontrar séculos de cultura e tradições, combinados harmoniosamente com uma atmosfera leve e cosmopolita.

Levada do Caldeirao Verde, Floresta Laurissilva©Francisco Correia

A NATUREZA É O MAIOR E MAIS IMPORTANTE TESOURO deste arquipélago atlântico. As condições geográficas e climáticas são ótimas para a prática das mais diversas atividades ao ar livre, desde as mundialmente famosas caminhadas por levadas e veredas, passando pelo trail running, caminhada nórdica, escalada e coasteering, até à mais relaxante observação de aves, entre várias outras possibilidades.

Porém, são muitos os visitantes que procuram a Madeira quase exclusivamente para poder estar em contacto com a Floresta Laurissilva, considerada pela UNESCO como Património Natural Mundial desde 1999, galardão único em Portugal. Esta remonta à Era Terciária e foi considerada como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

A par disto, o arquipélago possui um conjunto de áreas protegidas, terrestres e marítimas, que o tornam um destino ecológico, salvaguardado pelo Parque Natural da Madeira (classificado como Reserva Biogenética desde 1992) e no qual se pode encontrar uma flora e fauna raras no mundo.

Piscinas Naturais do Porto Moniz ©Tiago Machado

PARA OS AMANTES DO MAR. Relaxar nas praias, navegar nas ondas ou explorar a vida marítima: aproveitar o mar da Madeira é uma vivência inesquecível.

Mergulho, canoagem, surf, passeios de barco ou observação de cetáceos são algumas das atividades para fazer nas águas amenas do arquipélago.

As piscinas naturais, entre rochas vulcânicas, com água constantemente renovada pelas marés, constitui outra das atrações. Destacam-se as piscinas naturais do Porto Moniz, o ex-libris daquela vila da costa Norte; as do Aquário/Cachalote, também no Porto Moniz; as do Seixal, ainda na costa Norte; e, por fim, o complexo balnear da Doca do Cavacas, situado entre o Lido e a Praia Formosa, no Funchal.

Ilhéu da Cal, Porto Santo©SRAAC

MELHOR PRAIA DA EUROPA. Águas tépidas, clima ameno e praias carismáticas: imagina melhor cenário? Predominantes em toda a ilha da Madeira, as praias de calhau negro, banhadas por um mar cristalino, emprestam um enquadramento pitoresco e singular às paisagens.

Mas os amantes do mar não podem deixar de imergir naquela que foi reconhecida como a Melhor Praia da Europa, pela European Best Destinations, numa ilha que é, na sua totalidade, Reserva da Biosfera, na ilha do Porto Santo.

Um areal dourado de 9 quilómetros e um mar de águas calmas e cristalinas, com temperaturas agradáveis, colocaram a praia do Porto Santo no mapa dos destinos paradisíacos.

No entanto, não há prémio que substitua a experiência de uma visita. Descobrir o Porto Santo é desfrutar de uma paisagem ao sabor das ondas, mergulhar na transparência das águas e sentir algo que é inexplicável. A saúde e o bem-estar encontram-se de mãos dadas na praia do Porto Santo, cujas areias possuem comprovadas propriedades terapêuticas e são, ao mesmo tempo, um ótimo local de descontração.

Praça do Municipio, Funchal ©Andre Carvalho

VIVER A CIDADE DO FUNCHAL. Já imaginou o que é passear numa cidade cosmopolita, de atmosfera europeia, localizada numa ilha atlântica com paisagens naturais praticamente imaculadas? O Funchal, capital do arquipélago, oferece aos seus visitantes essa oportunidade, combinando harmoniosamente a sofisticação urbana com uma relação simbiótica com a Natureza.

Repleta de história, cosmopolitismo, cultura e animação, a cidade do Funchal apresenta cenários tão variados que vão desde os miradouros mais recônditos e com vistas de cortar a respiração, aos jardins botânicos ou tropicais impecavelmente cuidados, passando por construções históricas, algumas delas monumentos nacionais. Não podemos esquecer, contudo, os múltiplos museus que tanto nos elucidam sobre o legado histórico e cultural da região, como nos empurram para o futuro através de obras vanguardistas de autores madeirenses.

A cidade do Funchal é ideal para se explorar sem rumo definido, seguindo os seus aromas e os seus sons, deixando-se levar por todos os estímulos que aparecem. Referência especial para o Mercado dos Lavradores,  um museu-vivo onde o protagonismo é dado à frescura e à tropicalidade dos sabores do arquipélago.

Mercado dos Lavradores, Funchal ©Francisco-Correia

CULTURA, HISTÓRIA, ARTE E TRADIÇÃO. Conhecer a cultura da Madeira é viajar pela sua identidade e pela sua História. A oferta é ímpar e muito vasta: do património edificado às tradições seculares, passando pela arte, pelo artesanato, pelas vivências religiosas e pelas muitas celebrações que espelham o espírito festivo do arquipélago.

Breve referência a um dos cartões de visita da cultura madeirense: o bordado, uma arte minuciosa, passada de geração em geração, sinónimo de excelência, tradição e identidade.

Sem esquecer o folclore, outra manifestação genuína da tradição cultural da Madeira e que hoje persiste graças aos grupos folclóricos da Região. O marco do folclore madeirense é o ‘Bailinho’ que, para além da dança, faz-se acompanhar de voz e instrumentos musicais tradicionais da Região.

Lapas ©Henrique Seruca

SABOR, TRADIÇÃO E EXCELÊNCIA. A gastronomia da Madeira usufrui do raro privilégio de se basear num conjunto de produtos regionais frescos, com uma qualidade de excelência. Além disso, constitui um património cultural de inestimável valor, com receitas tradicionais apuradas ao longo dos séculos — e algumas adaptadas pela alta cozinha contemporânea.

Os madeirenses não escondem o orgulho que sentem no néctar divino que estas terras férteis produzem há vários séculos. O globalmente aclamado e premiado Vinho Madeira é história em estado líquido. Mas é também sabor e prazer.

Este ex-libris madeirense, de sabor inconfundível, acompanhou praticamente todo o percurso histórico da ilha. Registos históricos revelam que, apenas 25 anos depois do início da colonização, o Vinho Madeira já era exportado. Não admira, portanto, que rapidamente se tenha tornado um sucesso nas mais diversas geografias.

Cortejo Alegórico, Festa da Flor ©Francisco Correia

Um arquipélago com vida

O calendário de eventos na Madeira convida a usufruir, durante todo o ano, daquilo que a vida tem de melhor. É um arquipélago em festa, onde a diversão está sempre garantida.

Do calendário de animação turística fazem parte; as Festas do Carnaval, em fevereiro; a Festa da Flor, durante todo o mês de maio; o Festival do Atlântico, de 31 de maio a 23 de junho;  a Festa do Vinho da Madeira, em agosto e setembro; o Festival de Colombo, no Porto Santo, entre 19 e 22 de setembro; o Festival da Natureza, de 1 a 6 de outubro; e as Festas do Fim-do-Ano, com o seu mundialmente famoso fogo-de artifício.

Mas como podemos mostrar tudo isto através de um único artigo, um site ou um vídeo? Não é possível! Tem mesmo de lá ir e viver estas ilhas por inteiro!

Agarre estas pistas e parta à descoberta do Melhor Destino Insular do Mundo.

Descubra muito mais em visitmadeira.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui