A AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve revela que no mês de julho, as unidades de alojamento da região apresentaram uma taxa de ocupação global média/quarto de 86,5%, tendo-se situado ao nível de 2016 (-1,0%). O grande destaque vai, no entanto, para a subida do mercado alemão, com mais 11,7%, uma situação que vem acontecendo desde o início da época turística.
Por seu lado, o mercado britânico registou uma descida de menos 12,6%, no seguimento do Brexit e consequente desvalorização da libra em 15% no último ano. As estatísticas oficiais do Reino Unido confirmam uma redução no número de britânicos a viajar para o exterior (-4,6% em maio), tendência que deverá acentuar-se no futuro próximo.
No que diz respeito a zonas geográficas, os dados da AHETA indicam que as maiores subidas se registaram em Portimão/Praia da Rocha (+1,3%) e Lagos/Sagres (+1,2%).
As principais descidas verificaram-se em Faro/Olhão (-12,9%) e Vilamoura/Quarteira/Quinta do Lago (-10,1%). Albufeira, a principal zona turística do Algarve, registou uma ocupação semelhante à do ano anterior (+0,8%).
Quanto ao volume de vendas aumentou 4,5 por cento durante o mês de julho.
Em termos acumulados, desde o início do ano, a taxa de ocupação quarto regista uma subida de 2,8% e o volume de negócios um crescimento acumulado de 8,6%.