Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande tornam-se símbolos da proteção do território e acolhem Gala dedicada às Aldeias em Áreas Protegidas. O renascimento da região afetada é uma prioridade com a qual a organização das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias quer colaborar ao alterar o local da Gala para Pedrógão Grande.
Ontem à noite, durante a Gala das Aldeias Remotas, em que se apuraram como finalistas Castro Laboreiro e Piódão, a organização das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias revelou a alteração do local da última Gala eliminatória dedicada às Aldeias em Áreas Protegidas. Inicialmente prevista para os Açores, em Porto Martins na Ilha Terceira, a Gala das Aldeias em Áreas Protegidas transita agora para Pedrógão Grande.
Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas, explica: «“Obrigado povo português, vamos renascer” é uma mensagem que se pode encontrar na chegada a Pedrógão Grande e que nos arrepia pela força que transmite. Numa altura em que homenageamos as Aldeias em Áreas Protegidas quisemos falar da necessidade de proteger todo o nosso território, todo o país, as nossas florestas e as nossas aldeias. A vontade que a região tem de renascer o mais rápido possível, levou a que nos mobilizássemos para esse objetivo colocando todos os nossos meios de divulgação e a influência positiva que conseguimos junto do grande público ao serviço desta causa”».
A 20 de agosto, o programa durante o dia vai ser emitido a partir da Praia das Rocas em Castanheira de Pera, com conteúdos sobre os três municípios, que mostrem o potencial turístico da região e que apelem à visita de turistas nacionais e internacionais. À noite a Gala é emitida de Pedrógão Grande, junto aos Bombeiros Voluntários.
“A organização tomou esta decisão com a colaboração e compreensão do Governo Regional dos Açores, a quem agradecemos a disponibilidade por se associar também a esta causa”, acrescenta Luis Segadães.
Os Açores continuam a fazer parte da rota e da programação televisiva das 7 Maravilhas, com um programa de dia inteiro a emitir pela RTP a 27 de agosto a partir de Angra do Heroísmo. Este programa será dedicado aos Açores e às seis aldeias açorianas pré-finalistas, bem como vai apresentar as 14 finalistas apuradas nas Galas anteriores (duas em cada Gala).
A eleição das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias está organizada em 7 Galas eliminatórias por categoria e as 49 aldeias a concurso são votadas por chamada telefónica. As Galas são emitidas em direto pela RTP todos os domingos de julho e agosto, a partir das 21h e durante cerca de 2 horas. Em cada Gala são apuradas duas finalistas, que passam à fase final de votação (de 27 de agosto a 3 de setembro).
As 7 eleitas são conhecidas a 3 de setembro, no Piódão, na Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.