Portugal apresenta-se na Fitur – Feira Internacional de Turismo de Madrid com a maior representação de sempre. As 7 Regiões, 61 Empresas e 4 Startups – TeamOutLoud, Follow Sensations, HiJiffy, Tripaya, presentes ao abrigo do programa lançado pelo Turismo de Portugal de apoio à internacionalização de Startups.
Sob o tema “Um guia emocional de viagem” pretende proporcionar uma experiência onde as emoções de cada visitante (aferidas através da leitura gráfica das suas ondas cerebrais) decidem o tipo de viagem mais adequado, e onde será também possível ao visitante antecipar a resposta do destino a necessidades emocionais ligadas à espiritualidade, à cultura, à comunhão com a natureza ou mesmo a procura de novos sabores, existindo áreas específicas para tal no Stand. De 18 a 22 de janeiro o destino vai mostrar-se no stand 4C02 (Pavilhão 4), com 913 m2, apresentando produtos inovadores e muito diversificados, naquela que será a 37.ª edição da Fitur.
Ao nível de conteúdos será dado destaque às celebrações do Centenário das Aparições de Fátima (com projeção das 1.ªs imagens do filme de animação “Fátima”), ao Programa cultural “365 Algarve”; aos Circuitos (pedestres e clicáveis) na Natureza e ainda aos sabores e vinhos portugueses.
Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, considera que “o mercado espanhol é prioritário para Portugal. Em 2016, teve crescimentos de cerca de 10% em número de turistas e 13,5% em receitas, e queremos que cresça cada vez mais ao longo do ano.
Por isso, este ano há um reforço do investimento na promoção no mercado espanhol de 30% focado essencialmente em levar os espanhóis a conhecer a diversidade da oferta cultural, de turismo de natureza e de gastronomia nas várias regiões portuguesas.
Grande objetivo é tornar inadiável e imprescindível a visita a Portugal em 2017 nas opções dos espanhóis”.
Desta forma, a presença de Portugal na FITUR possibilitará às empresas portuguesas e aos organismos regionais um contacto mais próximo com os nossos intermediários e clientes principais, sendo este estreitar de relacionamento entre os diversos profissionais do sector, uma das principais ocasiões para o reforço da relação comercial com o trade espanhol. As iniciativas/atividades especificamente orientadas para o público/turistas são um modo eficaz de aproximar e dar a conhecer a todos os que visitam a FITUR o destino Portugal.
Para o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “Num mercado de proximidade como é o espanhol, claramente temos de mostrar o nosso produto, o nosso território, portanto temos de dar visibilidade e mostrar cada uma das regiões. Espanha precisa continuar a descobrir este novo Portugal, inovador, empreendedor mas que ao mesmo tempo mantem as suas características mais intrínsecas e a sua autenticidade. A FITUR pode e deve ser uma montra do que somos enquanto país e enquanto destino turístico”.
De destacar ainda que a iniciativa do Turismo de Portugal, “Turismo 4.0”, está entre os finalistas dos Prémios de Inovação em Investigação e Tecnologia da Organização Mundial de Turismo (OMT), sendo o vencedor conhecido a 18 de janeiro, no decorrer da FITUR.