Viseu pretende “provocar” mercado nacional

A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que este ano se realiza entre os dias 15 e 19 de março, vai lançar pela primeira vez o projeto “Cidade Nacional Convidada”. Viseu foi o município escolhido para a inauguração da iniciativa, que se encontra inserida na campanha de promoção interna da região intitulada “Ano Oficial para Visitar Viseu”.

Almeida Henriques, presidente daquela autarquia da região Centro, avançou, esta terça-feira, em conferência de imprensa, realizada em Lisboa, que este projeto tem como principal objetivo “lançar uma provocação positiva ao mercado nacional para que este redescubra uma cidade com 2500 anos de história, mas que também se requalifica, uma cidade da mesa, do vinho e da gastronomia, da natureza e do turismo activo, proporcionando um conjunto de experiências a quem nos visita, e oferecendo um mix nas quatro estações do ano”.

O autarca defende que “Viseu poderá constituir uma excelente opção e alternativa às grandes cidades e àquelas que são consideradas as regiões tradicionais a nível nacional”.

Para o edil são várias as razões para se visitar Viseu, embora as principais se prendam com o facto de esta ser uma cidade com “mais de 2500 anos de história”, com um “património ímpar”; por ser a “Cidade Viriato”; por ter o quinto museu mais visitado de Portugal em 2016, o Museu Grão Vasco; e ainda por a “Cidade Jardim”, onde a qualidade de vida é elevada; a “Cidade Vinhateira” com os conceituados vinhos do Dão, para acompanharem “uma gastronomia farta e maravilhosa”; assim como a “Cidade de Eventos”, que se prepara para revitalizar o seu pavilhão multiusos e transformá-lo no Viseu Arena, com capacidade para acolher diversos tipos de eventos com capacidade até 4.000 participantes, a partir do segundo semestre de 2018.

Para promover esta iniciativa a autarquia tem em vista várias ações, entre as quais a formação de 200 munícipes que se irão tornar “guias por um dia”, ou seja, a autarquia irá convidar duas centenas de pessoas da terra para saberem um pouco mais da sua cidade é assim poderem convidar os seus familiares e amigos a conhecerem um pouco mais de Viseu, tendo eles como o seu próprio guia pessoal. Além disso, o responsável adiantou que irão fazer algumas ações conjuntas com a Entidade Regional de Turismo do Centro, assim como através do website visitviseu.pt.

Durante a mesma ocasião, o presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, evidenciou o facto de Viseu dispor atualmente de 1.700 camas, das quais 1.300 em unidades de 3, 4 e 5 estrelas.

De há três anos a esta parte o número de dormidas no município tem vindo sempre a crescer dois dígitos anuais e a taxa de ocupação média da região Centro de Portugal, em 2015, fichou a cima dos 46%, estando prevista uma melhoria para 2016, segundo avançou ainda Pedro Machado.

Já Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP, defende que esta iniciativa irá incentivar ainda mais a uma “descentralização turística” e garantiu que a edição deste ano da BTL será a “melhor de sempre”, pós alguns anos de dificuldade, que surgiram com a crise financeira que o país viveu recentemente, entre 2010 e 2015.

Rocha de Matos terminou dizendo que, para 2017, a Fundação AIP tem já uma agenda bastante completa, com realização de feiras e congressos. “Temos já 18 congressos negociador para serem realizados em Portugal”, dos quais “três grandes congressos para serem realizados nas instalações da FIL, apanhando todas as instalações, os quatro pavilhões”.
A Sé de Viseu será a protagonista do Concerto de Abertura do “Ano Oficial para Visitar Viseu”, que será protagonizado por Rodrigo Leão & Scott Matthew, na próxima sexta-feira, dia 20 de janeiro.

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