Portugal participa na 1ª Assembleia Geral Extraordinária da UNWTO

Realizou-se esta manhã, em Madrid, a 1ª Assembleia Geral Extraordinária da UNWTO (World Tourism Organization), tendo como ponto principal da agenda o debate sobre a suspensão da Rússia enquanto membro desta organização internacional.

Esta reunião extraordinária, que contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, teve lugar na sequência da reunião de emergência do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo, constituído por 35 Estados Membros, entre os quais Portugal e que decorreu no passado dia 8 de março. Nessa reunião foi aprovada, por maioria simples, a convocatória de uma Assembleia Geral extraordinária (AG) para analisar e debater a suspensão da Rússia enquanto membro da Organização.

Na reunião desta manhã, e antes que qualquer votação dos Estados Membros efetivos e com direito de voto pudesse ocorrer, a Rússia anunciou, por iniciativa própria, o abandono deste organismo. Contudo, e uma vez que esta decisão unilateral apenas produziria efeitos a longo prazo, os países presentes decidiram prosseguir os trabalhos da AG, mantendo a análise e debate acerca da possível suspensão da Rússia enquanto membro da UNWTO.  A maioria dos Estados Membros pronunciou-se a favor da suspensão da Rússia, com efeitos imediatos, tendo a votação final contado com 40 votos favoráveis e 11 votos contra.

De acordo com a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, “este é um momento triste para setor do Turismo. A decisão de suspender a Rússia da UNWTO, tomada nesta Assembleia Geral extraordinária, vem demonstrar o claro compromisso da grande maioria dos Estados Membros desta organização em continuar a promover os valores da liberdade e respeito mútuo, tão importantes para a afirmação da paz no mundo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here