Portugal sobe 3 lugares no ranking mundial dos destinos de congressos

Business conference attendees sit and listen to lecturer, rear top view

De acordo com o último relatório da Associação Internacional de Congressos e Incentivos (ICCA), relativo a 2021 e hoje divulgado, Portugal ocupa a 6ª posição no ranking europeu dos países que mais recebe e organiza congressos e convenções (era 7º em 2019).  E, no ranking mundial, sobe à 7ª posição, depois de em 2019 ocupar o 10º lugar.

Lisboa continua no ‘top ten’ europeu e mundial, mantendo o 2º lugar em ambos os rankings, europeu e mundial. O Porto acompanha esta consolidação do país e sobe em ambas as classificações, ocupando a 14ª posição na classificação europeia e 16ª na tabela mundial.

Uma vez que os anos 2020 e 2021 foram atípicos para todos os segmentos do setor do turismo, e o MICE (Meetings, Incentives, Conferences & Exhibitions) não foi exceção, a ICCA desenvolveu o Destination Performance Index (DPI), a fim de reconhecer e recompensar o esforço dos destinos no que respeita a: ganhar a licitação original, políticas COVID, adaptabilidade e capacidades tecnológicas para converter eventos no local em eventos virtuais/híbridos, mantendo assim a continuidade dos negócios. O DPI consiste assim em indicadores específicos de desempenho, que permitem aferir os resultados dos destinos.

Com o objetivo de projetar a imagem do país e criar atratividade ao longo de todo o ano e ao longo de todo o território, a captação de congressos e eventos internacionais tem sido uma prioridade estratégica.

No total, desde 2016, o Programa de Captação de Eventos Corporativos e Congressos Internacionais captou 347 novos congressos para Portugal. Em 2020 e 2021, apesar do contexto vivido, este programa captou 30 eventos e congressos internacionais.

Tendo como enquadramento o recente modelo de apoio à captação de eventos Associativos/Corporativos no âmbito do Programa Portugal Events, encontram-se já captados em 2022, 73 congressos internacionais/nacionais em todo o país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here