O debate sobre como a União Europeia pode promover uma abordagem mais eficiente para ações sobre digital e inovação foi hoje o destaque na terceira de quatro iniciativas da área de Turismo da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, numa videoconferência de diretores gerais dos 27.
Na abertura da reunião, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirmou o “compromisso e a determinação para impulsionar a recuperação do Turismo e fazer deste setor, deste ecossistema, um líder do desenvolvimento e da prosperidade da Europa”.
Para a governante, “o grande ênfase está na recuperação sustentável. A sustentabilidade ambiental, social e económica deve ser objetivo comum, desde governos a operadores, passando por organizações de base comunitária e turistas”. Assim, “Esta é uma responsabilidade compartilhada e devemos trabalhar juntos”, sublinhou.
Para Rita Marques, no quadro da transição digital “é imprescindível pensar promover negócios inovadores, desenvolvendo competências digitais e incentivando o uso da tecnologia na gestão estratégica e operacional”.
A reunião dos diretores, responsáveis por implementarem políticas e medidas, focou-se na inovação e na economia digital, como pilares para o futuro do ecossistema turístico, ao projetarem a oportunidade para melhorar metodologias de trabalho, redes de cooperação e fortalecimento de uma posição global. Antes desta reunião, decorreu um encontro virtual de especialistas para debater o papel dos dados no restabelecimento da competitividade do setor do turismo, em especial no que se refere ao potencial dos recursos de Big Data.
Na área do Turismo, a Presidência Portuguesa fixou três objetivos principais: Qualificações; Transição Digital e Sustentabilidade. Neste âmbito, decorreu o Fórum Internacional da Educação, Emprego e Formação no setor do Turismo e a Reunião Informal dos Ministros do Turismo. Em maio, decorrerá o Fórum de alto nível relativo à Sustentabilidade e Turismo.