TAP com vendas a crescerem 18% no primeiro semestre

Os resultados financeiros do primeiro semestre mostram que a TAP continua em crescimento, tendo aumentado em 18% as suas vendas globais. Destacam-se os mercados português, brasileiro e norte-americano que, no conjunto, cresceram aproximadamente 15% e representaram 56% do total das vendas da TAP. Outros mercados que também apresentaram evoluções muito positivas face ao período homólogo do ano anterior foram a Áustria (44%), a Alemanha (42%), o Reino Unido (28%) e Espanha (19%).

A reestruturação da TAP ME Brasil teve um avanço significativo, com redução total de aproximadamente 1000 colaboradores, praticamente metade do quadro de funcionários da subsidiária no início deste processo. Ao ajustar a capacidade da operação à procura atingiu-se uma elevada utilização que, juntamente com uma nova política comercial e diversas iniciativas de corte de custos, permitiram à subsidiária registar um lucro operacional, excluindo custos com reestruturação, de aproximadamente 1 milhão de euros.

Durante o primeiro semestre, a TAP fechou acordos salariais com a maioria das classes profissionais da Companhia, que também se traduziram em aumentos salariais importantes, garantindo a paz social para os próximos cinco anos.

Ao longo dos primeiros seis meses do ano, a TAP efetuou também diversos investimentos para melhorar a pontualidade da operação, nomeadamente a contratação de mais tripulantes, a disponibilidade de aviões de reserva, a contratação de um estudo de melhoria da capacidade aeroportuária em Lisboa e o desenvolvimento de novos processos internos.

O primeiro semestre da Companhia foi desafiador em função do forte aumento do preço dos combustíveis (+36%), pela volatilidade nas moedas dos principais mercados da TAP e por irregularidades operacionais. Gastos não-recorrentes totalizaram 40 milhões de euros e tal impacto negativo contribuiu para um resultado operacional de -47 milhões de euros (face a um resultado operacional de -43 milhões de euros em igual período do ano anterior) e um prejuízo líquido de 90 milhões de euros no semestre (face a prejuízo líquido de 54 milhões de euros no primeiro semestre de 2017). Excluindo o efeito de itens não-recorrentes, o resultado operacional teria sido -7 milhões de euros (face a um resultado operacional recorrente de -59 milhões de euros no primeiro semestre do ano anterior) e o prejuízo líquido teria sido 58 milhões de euros (face a prejuízo líquido de 67 milhões de euros em igual período de 2017).

O segundo semestre terá, como é habitual, uma contribuição fundamental para o resultado anual da TAP. Além de tradicionalmente mais forte, este semestre beneficiará ainda dos planos da Companhia para minorar irregularidades, designadamente, a contratação e formação de mais pilotos e tripulantes de cabina, bem como alterações à estrutura de planeamento de escalas e medidas para incrementar a pontualidade. Por outro lado, o segundo semestre de 2018 vai ser também um período de expansão, uma vez que a Companhia irá receber novos aviões, nomeadamente o novo A330neo, do qual a TAP será a primeira operadora mundial e que permitirá à Companhia lançar mais novas rotas em breve.

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