Terras do Baixo Sabor são capital do balonismo durante cinco dias

Sabor & Vilariça Balloon Fest realiza-se de 26 a 30 de abril e pretende ser evento de referência internacional no setor, impulsionando um ativo turístico com condições únicas: os Lagos do Sabor.

Um festival de balonismo na sua primeira edição, mas que promete vir para ficar. A Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS) e o Turismo do Porto e Norte acreditam no potencial de atração do Sabor & Vilariça Balloon Fest, que tem encontro marcado com os amantes dos balões quentes e da aventura de 26 a 30 de abril.

Esta experiência é gratuita, mas carece de reserva, através do website oficial: https://www.saborvilarica-balloonfest.com/

Os municípios que constituem a AMBS – Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo, Mogadouro – e Vila Flor, enquanto município parceiro, vão receber várias iniciativas ao longo dos cinco dias. E, paralelamente às atividades balonísticas, terem a oportunidade de mostrar o que de melhor os seus concelhos têm para a dinamização do turismo em segmentos como a natureza, gastronomia, património, saúde e bem-estar. Uma oportunidade para alavancar um ativo turístico de grande potencial, que os responsáveis locais acreditam ainda ter muito por explorar, mas com condições para se afirmar como referência turística do Nordeste Transmontano a médio prazo.

O presidente da AMBS, Eduardo Tavares, tem como ambição “fundar na região um novo produto turístico, aproveitando as condições naturais únicas que as terras do Sabor e do Vale da Vilariça proporcionam para a prática desta modalidade”. Para o responsável, o evento “terá, a montante, um efeito de arrasto para toda a economia abrangida por estes concelhos, sendo desenvolvido um roteiro pelos locais mais atrativos destes municípios e fomentada a venda de produtos endógenos de inegável qualidade”.

Inserido na Bio Região Lagos do Sabor, este é um festival que pretende “divulgar e reforçar a imagem de Trás-os-Montes como um destino turístico único, que vem complementar outras dinâmicas do território e que é um bom exemplo de parceria e partilha dentro da nossa região. Este festival é Trás-os-Montes, Douro, Vilariça e Lagos do Sabor no seu melhor”.

“Um evento ímpar”, é assim que o presidente da Câmara Municipal de Vila Flor, Pedro Lima, se refere ao Sabor & Vilariça Balloon Fest. O autarca acredita que “os voos turísticos em balão de ar quente darão um contributo para o desenvolvimento turístico de toda a região e serão um fator preponderante para impulsionar a dinâmica social, cultural e económica”.

Em Vila Flor, o público terá a oportunidade de assistir a voos livres e ao Night Glow, um belíssimo espetáculo de luz e som, onde os balões irão sincronizar os seus queimadores ao ritmo da música. Com a intenção de promover a marca Vila Flor, um balão alusivo ao concelho espalhará magia pelos céus.

A autarquia de Mogadouro, presidida por António Pimentel, há muito que sinalizou os Lagos do Sabor como um recurso estratégico para a criação de novos focos de atratividade territorial. “O nosso concelho tem a sorte de acolher dezenas de quilómetros desta albufeira, incluindo a famosa ‘Serpente do Medal’, que é um dos locais mais fotografados do Nordeste e uma das principais imagens de marca do grande produto turístico e cultural que são os Lagos do Sabor”, sublinha António Pimentel, acrescentando, ainda, “a Ponte do Sardão, que liga Mogadouro à vizinha Alfândega da Fé, é um ícone e uma das pontes mais bonitas do país”.

Os balões de ar quente vão permitir ao viajante “uma verdadeira experiência de imersão neste espaço mágico, onde os elementos terra, água e ar estarão ao alcance deste pequeno passeio”. “Acredito que este Festival de Balonismo abre portas a um conjunto de iniciativas-satélite aos Lagos do Sabor que vão contribuir muito para alavancar um novo período de crescimento regional, grandemente alicerçado no turismo e nas atividades paralelas a este setor”, reforça o autarca de Mogadouro.

Nuno Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, espera que o Sabor & Vilariça Balloon Fest “seja um marco para dar a conhecer a um vasto público este território tão rico do ponto de vista natural”. O autarca acredita que o território do Baixo Sabor “pode ser um destino turístico de excelência e esta é uma grande oportunidade para nos afirmarmos como tal. As potencialidades estão cá, se conseguirmos criar uma oferta turística integrada, reestruturando o produto, conseguiremos fidelizar cada vez mais públicos”.

Trabalho em rede

O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) abraçou com grande entusiasmo a implementação de um festival deste género neste destino, lembrando “que parecia algo difícil de concretizar, mas o evento está aí e acreditamos muito num produto que está associado a um mercado de alto rendimento”.

Projetando o que o festival pode trazer para a região a curto e médio prazo, Luís Pedro Martins prevê que, “quando for possível ganhar escala, conseguiremos instalar aqui empresas ligadas ao setor, com tudo o que isso significa em termos de dinamização económica”. São este tipo de iniciativas que “permitem uma distribuição mais equitativa da visitação por todo o destino e Trás-os-Montes pode afirmar-se em alguns segmentos específicos que vão ao encontro de um perfil de turista que privilegia a aventura e o contacto com a natureza”.

Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, projeta um evento “capaz de atrair novos públicos para toda a região do Nordeste Transmontano”.

A dinamização de territórios como os do Baixo Sabor “tem de ser feita com a criação de atrações diferenciadoras e com um trabalho conjunto entre os diversos concelhos da região”. O autarca macedense acredita, também, que o evento pode saltar fronteiras e chamar muitos turistas das regiões espanholas transfronteiriças, nomeadamente Castela e Leão, salientando que é uma oportunidade “para mostrarmos todas as potencialidades turísticas do território, da gastronomia à natureza, do património ao turismo de aventura”.

Até ao momento está já confirmada a participação de dez equipas de balonismo. Entre os conjuntos participantes encontram-se quatro pilotos de balão de ar quente portugueses e seis oriundos de outros países, assim distribuídos: dois de Espanha, dois dos Países Baixos, um de França e um da Lituânia. As tipologias vão de um piloto mais dois passageiros a um piloto mais seis passageiros.

Nesta primeira edição, a organização está a contar sobretudo com a participação de público nortenho, mas, com a consolidação do certame nos próximos anos, será possível captar outros públicos, que já se costumam deslocar propositadamente, de toda a Europa, para este tipo de acontecimento.

Na organização estão envolvidas 40 pessoas, entre elementos da equipa de produção, pilotos, membros das equipas de terra, parceiros institucionais e prestadores de serviços adicionais. A organização técnica e a coordenação geral da produção do evento estão a cargo da Windpassenger.

Espetáculo noturno

É um dos momentos mais aguardados da programação. O espetáculo Night Glow irá realizar-se de noite, com balões de ar e música eletrónica, e terá uma duração aproximada de 45 minutos, prometendo ser um dos pontos altos do Sabor & Vilariça Balloon Fest.

O balonismo ainda não é uma atividade com um elevado número de praticantes no nosso País. E será a modalidade comercial, e não a desportiva ou de lazer, a principal motivação dos 15 pilotos de balão de ar quente existentes com licenças válidas em Portugal.

O peso económico da atividade está sobretudo relacionado com o transporte de passageiros em voos de natureza turística e com a prestação de serviços em eventos, estimando-se que possam ter sido transportados em 2022 cerca de 7.500 passageiros no somatório de todos os operadores. Calcula-se assim que o dinamismo das empresas de balonismo em Portugal possa gerar aproximadamente um volume de negócios de dois milhões de euros, existindo um elevado potencial de desenvolvimento.

É ainda prematuro apontar números para o retorno financeiro do Sabor & Vilariça Balloon Fest para os territórios envolvidos, mas são inegáveis os valores reputacionais e de notoriedade que estão no horizonte. Todavia, tanto quanto é possível apurar, tomando por bitola eventos homólogos realizados em outros países, “em média, a receita quintuplica o investimento”, augura Eduardo Tavares, presidente da AMBS.

Sobretudo desenvolvido por empresas privadas, o balonismo é uma atividade regulada pela Autoridade Nacional de Aviação Civil, a qual se rege pelas regras impostas pela União Europeia para o domínio.

Os Lagos do Sabor

Os Lagos do Sabor criaram uma nova realidade paisagística. O rio selvagem deu lugar a três grandes lagos: o Lago de Cilhades, o Lago dos Santuários e o Lago do Medal, onde a calma das águas só é interrompida pelas indomesticadas Fragas do Sabor. São património galardoado com quatro selos UNESCO, são turismo, são biodiversidade, são cultura, são gastronomia, são educação, são desporto, são uma bio região amiga da natureza, dos animais, dos agricultores, dos produtores, dos investidores, dos comerciantes, dos que cá vivem e dos que nos visitam. Os Lagos do Sabor São…

 

PROGRAMAÇÃO

26 de abril

Alfândega da Fé

Local: Hotel & SPA Alfândega da Fé

16h00 – 18h00 – Receção às equipas de balonismo portuguesas e internacionais

21h00 – 23h00 – Batismo de balão de ar quente estático no Estádio Municipal de Alfândega da Fé (vagas limitadas)

 

27 de abril

Mogadouro

Local: Estádio Municipal de Mogadouro

06h30 – 07h30 – Voo livre de balões de ar quente

21h00 – 23h00 – Batismos de balão de ar quente (vagas limitadas)

 

28 de abril

Vila Flor

Local: Santuário da Nossa Senhora da Lapa

06h30 – 07h30 – Voo livre de balões de ar quente

21h00 – 21h45 – Espetáculo Night Glow de balões de ar quente, luzes e música eletrónica no Estádio de Vila Flor

22h00 – 23h00 – Batismo de balão de ar quente (vagas limitadas) – Estádio de Vila Flor

 

29 de abril

Torre de Moncorvo

06h30 – 07h30 – Voo livre de balões de ar quente

Miradouro de S. Lourenço

21h30 – 23h00 Batismos de balão de ar quente estático

Complexo Desportivo de Torre de Moncorvo (vagas limitadas)

 

30 abril

Macedo de Cavaleiros

06h30 – 07h30 Voo livre de balões de ar quente

Parque Municipal de Exposições

21h00 – 23h00 – Batismo de balão de ar quente estático

Parque Municipal de Exposições (vagas limitadas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui