Turismo consolida tendência de recuperação

Os mais recentes números do setor do turismo divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), comprovam a tendência de recuperação da atividade turística em todo o país.

Em maio de 2022, o setor do Turismo cresceu nos indicadores hóspedes (+162,1%) e dormidas (+221,8%), face ao mesmo mês de 2021, apresentando valores muito próximos dos valores registados em 2019.

Este crescimento é, à semelhança de meses anteriores, em muito devido ao desempenho dos residentes com 1,8 milhões de dormidas (+11,6% vs maio/19). De destacar também a boa recuperação dos mercados externos, alguns dos quais já registando valores superiores a 2019.

A tendência de recuperação do setor é mais evidente nos proveitos que já se encontram, aproximadamente, 12% acima dos montantes registados em período pré-pandemia.

Em maio de 2022, os proveitos totais atingiram 456,1 milhões de euros (+264,3%) e os proveitos de aposento corresponderam a 338,4 milhões de euros (+275,1%) em comparação com o mesmo período de 2021.

Em maio, registaram-se aumentos das dormidas em todas as regiões, quando comparado com período homólogo. Este crescimento foi mais expressivo na Madeira (+340,5%), A.M Lisboa (+330,4%) e Algarve (+271,1%). Comparando com maio de 2019, registaram-se aumentos na RA Madeira (+18,8%), Norte (+6,5) e Alentejo (+1,2%) devido ao dinamismo do turismo interno.

De salientar que, em maio de 2022, todos os mercados internacionais apresentam sinais de recuperação com destaque para os EUA, Países Baixos, Irlanda e Bélgica que apresentam valores nas dormidas superiores às registadas em 2019. Em maio, o Reino Unido, registou um acréscimo absoluto de 819,4 mil dormidas, em relação ao período homólogo, o que situa o principal mercado emissor para Portugal próximo da total recuperação face a 2019. O Reino Unido, em 2019, representava 13,4% de todas as dormidas efetuadas no destino Portugal.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Comercio e Serviços “os indicadores relativos a maio permitem ao setor do turismo encarar com otimismo os meses que se aproximam, sendo necessário dar continuidade ao trabalho de recuperação da conectividade aérea, dinamização de parcerias com os interlocutores em cada mercado emissor, e criar condições para as nossas empresas em apresentarem as suas ofertas comerciais.”

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