Turismo de compras aumenta 50% durante a Web Summit

De acordo com os dados da Global Blue, empresa de gestão de operações Tax Free, o Turismo de Compras na cidade de Lisboa aumentou mais de 50% durante a Web Summit.

Para este aumento contribuíram nacionalidades que habitualmente não fazem parte do Top 5 das que mais compram em Lisboa. Por exemplo, das 163 nacionalidades que o evento trouxe a Lisboa, foi dos Canadianos que veio um maior aumento. Mais 131% em compras, face ao período homólogo. De resto, entre os habitues, coube aos brasileiros, o maior aumento em compras: mais 160%.

No que diz respeito a compras em valor, o destaque vai para os turistas japoneses que subiram para um impressionante quinto lugar, atrás dos angolanos, brasileiros, chineses e americanos, respetivamente.

Mas é ao nível do valor da compra média, que os dados apurados pela Global Blue revelam o impacto surpreendente da Web Summit. Assim, coube aos australianos a compra média mais elevada, no valor de €1.822, seguidos pelos são-tomenses, chineses de Hong Kong e mexicanos, com uma compra média de €1.483, €1.482 e €1.403, respetivamente. Os turistas chineses ocuparam a quinta posição com uma compra média de €1.024.

Renato Lira Leite, Managing Director Global Blue, salienta que «a Web Summit também impactou positivamente a cidade de Lisboa, através do turismo de compras, nomeadamente porque trouxe compradores de países que habitualmente não têm Lisboa como destino das suas compras. Isto significa que existem mercados com elevado potencial para Portugal ao nível do Turismo de Compras e que, em conjunto, devemos explorar de forma mais estruturada.»

Amoreiras foi centro comercial com mais compras

Ainda segundo os dados da Global Blue, coube ao Amoreiras Shopping Centre o maior crescimento em compras (mais 121%) durante a Web Summit, também quando comprado com o período homólogo. Às Amoreiras seguiu-se a Avenida da Liberdade, com mais 56%, a baixa e o Aeroporto, ambos com mais 52% de compras. O Centro Comercial Colombo apresentou uma subida de mais 45% e, por último, o Centro Comercial Vasco da Gama viu as compras aumentarem 35%.

De salientar que a Global Blue foi o único operador Tax Free a fazer uma campanha durante o Web Summit, com promotoras e animadores na zona do evento que, além de prestarem informação sobre as vantagens associadas às compras Tax Free, fizeram a distribuição de flyers temáticos nos hotéis na cidade de lisboa.

A Global Blue criou também um QR Code que permitia aos turistas usarem o seu telemóvel para conhecerem a oferta da cidade ao nível de turismo de compras.

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