O programa de valorização artística e promoção do território do Algarve vai ser apresentado, na próxima segunda-feira, dia 8 de agosto, em Lagos, com o envolvimento dos Ministérios da Economia e da Cultura, do Turismo de Portugal e do Turismo Algarve, bem como dos agentes culturais locais. Este programa colaborativo e participado visa desenvolver a competitividade do destino ao longo de todo o ano, apostando na sua matriz identitária e criativa. Pretende também contribuir para uma forte coesão territorial, densificação da oferta cultural e reforço da marca Algarve.
Esta iniciativa do Governo reconhece os ativos a potenciar com esta nova oferta, nomeadamente: a História e o Património; a Gastronomia; os Eventos Culturais e Artísticos; o living e as pessoas. Por outro lado, a questão dos públicos esteve presente no esquema orientador do programa, nomeadamente para o público local ou turístico, nacional e estrangeiro, sendo um programa transversal e abrangente que pretende de igual forma, potenciar os principais mercados emissores.
Sendo que o desafio é o de ligação entre projetos de forma a construir uma oferta consistente, coerente e coesa, que acrescente valor e que procure diminuir a sazonalidade através da criatividade e inovação, com vista à sua sustentabilidade futura.