Vítor Fernandez da Silva foi reconduzido no lugar de presidente da direção da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, com 103 votos a favor e 2 votos em branco. Já para a assembleia geral foi eleito Rui Mota, em representação da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), enquanto para o conselho fiscal foi reeleito João Moita, em representação da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT).
No seu manifesto eleitoral Vítor Silva reconhece que o seu mandato anterior foi fortemente condicionado pela pandemia, o que não impediu que fosse realizado um trabalho forte de proximidade com os associados, mas também com o Turismo de Portugal e o trade turístico nos principais mercados emissores. O responsável chama a atenção para o processo de regionalização em curso, que prevê a integração num único órgão de todas as estruturas regionais existentes, o que poderá pôr em causa o atual desenho das estruturas regionais de turismo. Por isso “é importante autonomizar completamente a ARPTA da ERT, mantendo, entretanto, as relações de trabalho entre as duas entidades, indispensável ao desenvolvimento turístico da nossa região”, conclui Vítor Silva.
A assembleia geral destinada a eleger os corpos sociais da ARPTA para o triénio 2022-2025 decorreu, dia 23 de março, no Évora Hotel.